sábado, 10 de março de 2012

Filme: Quem quer ser um milionário? - o começo

O filme inicia com a versão indiana do programa televisivo popular Quem quer ser um milionário? O script nos apresenta Prem Kumar, um tipo “canastrão”, como apresentador do show... Ele recebe o jovem Jamal Othman, um moço humilde que trabalha servindo chá num Call Center aos demais funcionários... O país está em crescimento e a oferta de serviços é intensa. Pessoas muito humildes como o jovem Jamal têm este tipo de trabalho como oportunidade. O apresentador tem certeza de que cumprirá a jornada televisiva sem maiores gastos, faz gracejos com a condição social de Jamal e dá a entender que “o tipo analfabeto não terá a menor chance com as perguntas”... A plateia se diverte com o sarcástico comunicador.
Acontece que Jamal saiu-se muito bem... Respondia às questões uma após a outra. Como jamais nenhuma personalidade havia passado pelas etapas que o moço estava vencendo, surgiu a suspeita de que ele deveria estar trapaceando e enganando a todos os que assistiam ao programa. É, porque via-se que as questões de respostas mais evidentes para a maioria se apresentavam as mais difíceis para Jamal... Enquanto outras, que requeriam algum conhecimento mais apurado, eram evidentes para ele.


Você sabe que tudo isso aí é uma ficção... Nem mesmo os desfavorecidos que se tornam disciplinados autodidatas sonham com esse tipo de situação apresentada. Também não dá para sintetizar a Índia e a infância dos mais pobres a partir do que é mostrado no filme. Mas valem algumas reflexões. Não li o livro... Pretendo ler assim que conseguir o texto e um tempinho. Alguns alunos disseram que o livro é bem mais interessante. Isso é o que invariavelmente ocorre... Por enquanto vejo a trama apresentada pelo diretor britânico Danny Boyle como “bem costurada”. Meus parcos conhecimento e capacidade de interpretação levam-me a considerar o filme positivamente.


Tantas etapas foram superadas por Jamal, que o programa não pôde ser finalizado numa única apresentação como costumeiramente. As seções de perguntas retornariam no próximo dia. Bom para o apresentador “dono do programa” e para a televisão, que estavam obtendo audiência fabulosa com o rapaz de 18 anos de postura tímida e sincera. À saída do estúdio, Jamal é detido de forma violenta por autoridades policiais. Evidentemente o apresentador canastrão Prem Kumar estava desconfiado e já se preocupava com a possibilidade de ter de pagar uma quantia exorbitante a um rapaz das “esferas sociais mais baixas”... Um slumdog (azarão da favela) qualquer.
De modo truculento, os policiais fazem o interrogatório. Têm certeza de que o moço só podia estar fraudando... Jamal era sincero e dizia saber as respostas... Os policiais apelaram para a tortura e, assim, o vemos passar por vários suplícios como pancadas, bofetões, afogamentos e choques elétricos.
Indicação (16 anos)
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/03/filme-quem-quer-ser-um-milionario-as.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas