quinta-feira, 22 de março de 2012

Filme: Quem quer ser um milionário? - Jamal e Latika - reencontros e despedidas forçadas

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/filme-quem-quer-ser-um-milionario-jamal.html antes de ler esta postagem:

É Jamal quem insiste com o irmão para que retornem a Mumbai. Ele insiste porque quer reencontrar Latika para que possam prosseguir juntos. Os dois seguem até os locais onde viviam esmolando a serviço do corrupto Maman... Perguntam às pessoas se conhecem alguém com este nome ou que tenha fisionomia que lembre os detalhes que informam, citam também o nome de Maman... Eles descobrem que Latika, agora uma moça formada, pode ser encontrada num prostíbulo. E é o que ocorre.
Encontram Latika com roupas sensuais... Ela está sendo cortejada por um cliente, que é retirado à força pelos dois rapazes. Porém, logo aparece Maman com seus capangas. Ele se demonstra surpreso e diz sobre seus planos de entregar a moça a qualquer cliente que pague alto preço por sua virgindade. Surpreendente também é a atitude de Salim, que saca uma arma e atira em Maman. O mafioso morre e Salim consegue neutralizar os capangas, levando todo o dinheiro dos bandidos.
Salim havia enveredado trilhas marginais sem que Jamal soubesse maiores detalhes... Esse episódio revela que não é por acaso que Jamal soube responder a questão acerca do inventor do revolver na noite de Quem quer ser um Milionário?... Ele sabia que a arma do irmão era um Colt...

Os dois irmãos e Latika seguem para um hotel, porém Salim decide deixar Jamal e Latika... Ele segue para a cidade... Vai ao encontro de outro mafioso, Javed, que era rival de Maman. Ao saber que Salim havia ”despachado” Maman, Javed o acolhe em seu staff. O rapaz viria a se tornar um de seus principais homens.
Depois que Salim retorna para o hotel, expulsa o irmão... Jamal não queria abandonar Latika, mas Salim apontou a arma contra ele... Salim passou a noite com Latika.
Só depois de muitos anos é que Jamal voltará a se encontrar com o irmão e Latika... Ele já era funcionário do Call Center, onde trabalhava servindo chá... Foi num computador a empresa que pesquisou, até encontrar, o número do telefone de seu irmão. Os dois se encontram num alto prédio em construção... Não havia dúvidas... A cidade de sua infância passara por uma transformação radical... Altos investimentos, dignos de países em franco crescimento, faziam-se notar. O encontro entre os dois irmãos não é amistoso... Salim demonstra satisfação em rever Jamal, mas este transpira indignação e revolta contra o outro, que recebe bofetadas... A única coisa que interessa a Jamal é rever Latika, mas Salim diz que não sabe do paradeiro da outra.
Perseguindo Salim, Jamal consegue encontrar Latika... Ela se tornou uma esposa de Javed... Salim é de alta confiança do chefão mafioso e, até por isso, não tem interesse em reaproximar os antigos amigos. Jamal chega à mansão onde Latika vive a atender aos caprichos de Javed. Para entrar, Jamal se apresenta como postulante ao emprego de cozinheiro... Logo pôde conversar com sua amada e perceber que ela sofria muito... Ele propõe uma fuga, mas a moça está resignada e aceita a própria sorte... Javed chega e quase flagra os dois num contato muito próximo. Ele se demonstra irritado, briga com a mulher e pede um lanche... Reprovou e imediatamente expulsou Jamal de sua casa. Nosso protagonista tem tempo de dizer a Latika que a aguardará todas as tardes às 17:00 na estação de trens.
É o que ele faz. Todas as tardes, segue para a estação na esperança de encontrar-se com Latika para fugir. E não é que um dia a moça apareceu? A emoção tomou conta dos dois que, apaixonadamente, seguiram ao encontro um do outro... Mas os capangas de Javed, capitaneados por Salim, capturaram-na... É Salim que a segura e, com um punhal, risca o rosto de Latika. Embora Jamal seguisse desesperadamente o carro dos bandidos, nada podia fazer. Javed levou o seu pessoal para bem longe...
Tudo isso Jamal conta à autoridade policial que o interroga... E diz que se inscreveu em Quem quer ser um milionário? só para voltar a ter contato com sua amada Latika, pois sabia (quando estivera na casa de Javed) que assistiam ao programa...
Indicação (16 anos)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas