quinta-feira, 1 de março de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - os atentados tokkotai em Tupã

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais-os.html antes de ler esta postagem:

Pouco antes da hora marcada para o início dos atentados, o tokkotai Noboru Mihabara teve cólicas muito fortes (estava sofrendo de uma apendicite)... Chegou a desmaiar numa farmácia, para onde seguiu apavorado. Mas ao notar que estava sendo socorrido levantou-se imediatamente... É que percebeu que poderia ser flagrado com as armas do crime... Além disso, pensava somente em cumprir sua missão... Estava atrasado.
Okazaki foi assassinado por Kato. E os disparos efetuados ecoaram pela cidade. Já o tokkotai Toshio Hirama executou o alvo errado, em vez do fotógrafo Kenjiro Nitto, assassinou o irmão deste.
Kato foi capturado, pouco depois de ter cometido o crime, pelo advogado Quirino Tavares (o mesmo que havia intercedido pelos “sete samurais” de Tupã no início do ano). Ele entregou uma carta na qual apresentava os “motivos patrióticos” de sua ação... O tokkotai Hirama também foi capturado (por populares) logo em seguida e entregue às autoridades policiais... Obviamente Mihabara chegou atrasado à Casa Ono, onde deveria executar Shuro Ohara. Seus problemas eram enormes porque além das terríveis dores que sofria, percebeu que deveria procurar seu alvo pelas ruas, já que o assassinato de Okazaki atraia a multidão para o local do crime... De repente, parecia que todos haviam saído de casa... O cambaleante Mihabara seguiu o fluxo de pessoas e procurou por Ohara até encontrá-lo. Mesmo desequilibrado, atirou contra a sua vítima. O tiro fez um grande estrago na cabeça de Ohara, mas foi insuficiente para matá-lo. O atentado ocorreu em meio à multidão, logo depois do disparo ele desmaiou e foi capturado por dezenas de brasileiros indignados.
A sequência dos fatos é marcada por uma pancadaria tremenda. Inicialmente o espancado era apenas o tokkotai, mas aos poucos aconteceu a mesma selvageria que havia marcado Osvaldo Cruz... Os outros tokkotai acharam por bem permanecer livres da reação e trataram de sair de cena sem cumprir suas tarefas. Há o registro de que Sueto Yiama e Kohei Itikawa tinham (também) a tarefa de eliminar o fotógrafo Kenjiro Nitto (!)... Ao que parece Sakane cometeu um erro na distribuição dos alvos entre seus assassinos.
O estropiado Mihabara sofreu agressões diversas, como chutes e pisões... O médico Luiz Cálgaro tentou socorrê-lo, mas os agressores impediram... Tanto apanhou que desmaiou, e muitos já o tinham como morto. Benedito Veras, o delegado, dispersou a multidão e o japonês foi colocado em uma carroça. Ao perceberem nele sinais vitais, alguns ainda conclamaram a turba para o linchamento, Na delegacia, completamente desfigurado, o tokkotai reclamava do fato de não ter conseguido cumprir sua missão... Exausto, massacrado pelo linchamento que sofrera e pela apendicite, desmaiou e foi encaminhado ao hospital.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/coracoes-sujos-de-fernando-morais-campo.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas