quarta-feira, 21 de março de 2012

Roma - A vida e os imperadores - MASP

Até o dia 22 de abril é possível visitar a Exposição Roma – a vida e os imperadores no Museu de Arte de São Paulo (o MASP), localizado à Avenida Paulista, 1578.
O evento se relaciona ao “ano da Itália no Brasil” (outubro de 2011 a junho de 2012) e trata-se de uma oportunidade que não podemos deixar passar... As visitas ocorrem de terça a domingo, entre 11:00 e 18:00... Às terças a visitação é gratuita.
Os objetos expostos revelam-nos o cotidiano daqueles que viveram o esplendor do maior império da antiguidade ocidental. Esculturas representam deuses, imperadores, romanos ilustres, plebeus e escravos... Artefatos diversos permitem depreender os mais diversos aspectos do dia-a-dia. Eles se referem aos espetáculos teatrais, às competições em bigas e às lutas dos gladiadores...
Peças dos museus de Roma, Florença e Nápoles nos ajudam a conhecer um pouco da estrutura política e do poder dos imperadores... Os vários exemplares nos remetem ainda às reflexões sobre o trabalho, o comércio, a alimentação, indumentária e cosmética, religião e o sincretismo enquanto resultado do contato romano com os diversos povos conquistados. Além de tudo isso, artefatos de jogos de mesa, jóias, moedas... E o afresco de Pompeia, trazido do Museu Arqueológico Nacional de Nápoles.
Ao todo são 370 peças... Várias pertencem a rituais funerários... Sarcófagos e urnastenção pelos relevos que documentam os hábitos e costumes do povo romano.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas