sexta-feira, 23 de junho de 2017

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne – da “Coleção eu Leio” - Passepartout e sua aquisição para a longa viagem de trem; Phileas Fogg e seu desejo de rever o coronel Proctor; uma eleição para “juiz de paz” motivou o transtorno na Montgomery Street; um pouco a respeito da Pacific Rail-Road e suas ramificações

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/06/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_18.html antes de ler esta postagem:

Passepartout estava no hotel aguardando a chegada de seu patrão. Ele tinha decidido adquirir seis revólveres de “acendimento central”, cada arma podia ser carregada com seis cápsulas.
O rapaz viu que Fix acompanhava Fogg e Aouda. Sua primeira reação foi a de “fechar a cara”. Mas ele logo sossegou assim que a jovem contou-lhe a respeito do que se passara na Montgomery Street.
(...)
Jantaram.
Na sequência foi providenciado um transporte para conduzi-los à estação dos trens. Antes que se acomodassem na diligência, Fogg perguntou a Fix se ele voltara a ver o Coronel Proctor... O policial respondeu negativamente. Fogg fez questão de salientar que ainda retornaria à América apenas para reencontrá-lo porque não podia admitir que um tipo como aquele tratasse cidadãos ingleses com estupidez.
Pelo visto, Fogg não aprovava duelos em seu país... Mas não se importava com os embates em terras estrangeiras. Fix sorriu sem dar prosseguimento à conversa.
(...)
Quando chegaram à estação, era já momento de embarcar.
Fogg fez questão de se aproximar de um funcionário para perguntar-lhe a respeito de tumultos na cidade durante aquele dia... O rapaz respondeu que era apenas um meeting eleitoral.
O inglês quis saber se se tratava de eleição para cargo muito importante... O moço explicou que as pessoas escolheriam o novo juiz de paz.
Não havia tempo para mais esclarecimentos ou comentários.
Fogg entrou no trem. A longa travessia teve início.

(...)

A viagem que tinha início no “lado banhado pelo Pacífico” e terminava no “lado banhado pelo Atlântico” não se desenvolvia num só “tronco”.
A Pacific Rail-Road podia ser dividida em duas partes. A primeira delas, entre São Francisco e Ogden, tratava-se da “Central Pacific”. A partir de Ogden se iniciava o segundo trajeto, que ia até Omaha. Cinco linhas chegavam a essa cidade. Isso possibilitava o acesso quase contínuo a Nova York.
Entre São Francisco e Nova York foram construídos mais de seis mil quilômetros de estrada de ferro... No passado este longo percurso era concluído em meio ano... Fogg poderia fazer a travessia em uma semana.
Até Omaha ficava a “região perigosa” para os viajantes de trem. Animais selvagens e índios hostis aos brancos habitavam o trecho... Os mórmons se instalaram na localidade durante o final da primeira metade do século XIX, depois que sua congregação foi expulsa do Illinois.
(...)
Verne destaca que a discussão sobre o traçado da ferrovia teve definição em 1862. Os congressistas do sul pretendiam que ela fosse construída em terras localizadas mais abaixo. Foi o presidente Lincoln que estabeleceu que Omaha, no estado de Nebraska, seria a localidade a partir da qual a ferrovia se expandiria... Em relação ao traçado, os deputados sulistas acabaram aceitando que a linha férrea seguisse o traçado entre os paralelos 41 e 42.
A execução desse tipo de obra entre os americanos era conhecida pela desburocratização. Então não é de se estranhar que tudo tenha sido concluído em pouco tempo e de modo satisfatório. Nos territórios mais planos, os operários conseguiam instalar cerca de dois quilômetros e meio de trilhos a cada dia. Era tudo muito bem calculado e o trecho de estrada montada era utilizado por uma composição que transportava as peças que deviam ser afixadas na sequência dos trabalhos.
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A narrativa segue sem esconder os elogios à malha ferroviária norte-americana... Verne explica que vários ramais se estendem a partir daquele “tronco”. Assim, os estados de Iowa, Kansas, Colorado e Oregon podem ser alcançados de trem.
A partir de Omaha outras ramificações são acessadas. Dessa forma, viajando pela margem esquerda do Plate River chega-se ao “ramal do norte”... Seguindo a “ramificação sul”, cruza-se o “território de Laramie e as montanhas Wahsatch”... O Lago Salgado é contornado e chega-se a Salt Lake City, onde os mórmons marcam intensa presença...
Verne sugere que nossa imaginação penetre pelo vale da Tuilla, área de deserto e das montanhas de Cedar, Humboldt, o grande rio e Sierra Nevada... Dali a estrada de ferro desce por Sacramento até o Pacífico.
Mesmo na região das Rochosas, o traçado “não se inclina” (desvia) em mais de “55 metros por quilômetro”.
Leia: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto

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