domingo, 18 de junho de 2017

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne – da “Coleção eu Leio” – uma grande confusão na Montgomery Street; os que participavam do “meeting” entraram em confronto aberto e chegaram à posição de Fogg; Fix se coloca diante de seu rival para protegê-lo de um golpe; discussão com o Coronel Stamp W. Proctor e retorno ao hotel

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/06/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_17.html antes de ler esta postagem:

O episódio do meeting teve certa duração...
Do alto da escada onde estavam a observar a agitação, os três estrangeiros podiam tecer suas opiniões mais sossegadamente. Aouda permitiu que Phileas Fogg lhe desse o braço e assim estavam, quando ouviram Fix dizer que provavelmente tudo o que estava acontecendo fosse assunto que colocava Kamerfield e Mandiboy como protagonistas... Então devia ser por causa deles que ocorria tanto tumulto.
O policial quis perguntar a um tipo que estava próximo, mas aconteceu que o barulho e a movimentação das pessoas cresceram. Logo se viu que alguns mastros de bandeiras transformaram-se em objetos de agressão dos que se desentendiam.
A situação tornou-se preocupante porque os manifestantes passaram a se agredir com muitos outros objetos, como pedras e garrafas... Projéteis eram lançados de vários veículos que estavam estacionados. Era simplesmente impossível decifrar a mensagem berrada pelas partes em constante movimento desordenado. Em meio à bagunça, nenhum dos que a observavam podia garantir que também armas de fogo não tivessem sido disparadas.
(...)
A confusão chegou aos primeiros degraus da escada onde estavam.
Fix apavorou-se e sugeriu que se retirassem o mais rápido possível. E se o protesto se relacionasse à Inglaterra? Ele disse que se os vissem como representantes ingleses, partiriam para cima deles.
Se havia algo que o comissário não desejava neste ponto de sua perseguição era que o “ladrão do Bank of England” se envolvesse em novas confusões.
No mesmo instante, Phileas Fogg pretendeu refutar a hipótese... Foi iniciando o seu “discurso sobre a proteção que a cidadania inglesa lhes conferia”, quando uma turba de simpatizantes de Mandiboy chegou a partir de um terraço e, com gritos horrendos, se aproximou perigosamente de suas costas.
Os tipos vinham dispostos a atacar os simpatizantes de Kamerfield, mas no momento era Fogg que corria o maior perigo. O problema é que do lado oposto os inimigos dos recém-chegados também se aproximavam perigosamente.
Não havia mais como escapar e os dois ingleses naturalmente se posicionaram para proteger a jovem Aouda. Os tipos chegavam com suas bengalas e porretes afim de se envolverem numa contenda agressiva. Fogg e Fix sofreram vários esbarrões e procuraram se defender da melhor maneira que podiam. Sem sucesso, Fogg lançou alguns golpes de box à sua volta.
De repente um dos ativistas mais fortes, e aparentando ser um dos líderes, preparou um potente murro contra o cavalheiro aventureiro... Mas no momento mesmo em que o atingiria, Fix se interpôs entre ambos.
O chapéu do comissário ficou todo amaçado, e um enorme galo se formou em sua cabeça. Phileas Fogg olhou para o homenzarrão agressivo e o chamou de “Yankee”... Por sua vez, o americano respondeu a “ofensa” chamando-o de “inglês”.
Dando a entender que nada tinha a temer, Fogg vociferou que ainda se reencontrariam... O tipo respondeu que podia ser no momento que o inglês quisesse, e na sequência quis saber o seu nome. Fogg respondeu... O homem se apresentou como Coronel Stamp W. Proctor.
(...)
Não demorou muito mais e o tumulto se desfez.
Aouda saíra ilesa de toda aquela confusão. Fix havia sido derrubado e suas roupas estavam que era um farrapo só. Seu paletó estava rasgado em duas partes e as calças foram tão danificadas que lembravam os “calções de indianos”... Apesar disso não se viam ferimentos graves em seu corpo.
Se Fix não tivesse se colocado à frente de Fogg o resultado teria sido outro. Retiraram-se do meio da concentração de pessoas e Phileas Fogg o agradeceu.
O policial respondeu que não havia motivos para agradecimentos... Mas destacou que precisavam visitar uma loja de roupas imediatamente.
Fogg concordou que também ele precisava adquirir novas peças... Na verdade os dois estavam tão desfigurados pareciam ter se envolvido nas brigas entre os partidários de Kamerlield e Mandiboy.
Depois de uma hora estavam devidamente restabelecidos e podiam retornar dignamente ao International Hotel.
Leia: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas