terça-feira, 30 de janeiro de 2018

“A Relíquia”, de Eça de Queiroz – da “Biblioteca Universal” – das fontes para a composição do polêmico sonho de Teodorico; a romagem à Galileia; tédio e saudade da experiência na “bárbara Jerusalém”

Ficamos admirados com a grande quantidade de informações contidas no sonho em que Teodorico se viu no tempo da Paixão de Cristo. Elas estão no Capítulo III de “A Relíquia” e se referem ao cotidiano das pessoas e seus afazeres, ao templo e seu funcionamento, à administração romana, e também às personagens citadas nos Evangelhos.
Diversos sites (https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Rel%C3%ADquia e outros) destacam a importância de “Vida de Jesus”, de Ernest Renan, e “Memórias de Judas”, de Ferdinando Petruccelli dela Gattina para a produção textual de Eça de Queiroz no citado capítulo. Para alguns, o autor plagiou a produção de Petruccelli.


(...)

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2018/01/a-reliquia-de-eca-de-queiroz-da_28.html antes de ler esta postagem:

Topsius e Teodorico deixaram Jericó num ensolarado domingo... Seguiram pelo Vale de Querite tendo a Galileia como destino...
Os bons cristãos que chegassem à Terra Santa não perderiam a oportunidade de mais esta romagem. Teodorico não se sentia animado. Nenhuma emoção o motivava a percorrer mais esses “e ermos caminhos da Síria”.
O fato é que manteve-se indiferente ao “país de Efraim e de Zebelon” e logo cansou-se das paisagens.
(...)
Acamparam em Betel assim que a noite caiu... A lua cheia que surgiu atrás dos montes de Gileade convidava à proza e à conversa sobre antigas histórias. O guia Pote foi logo indicando o solo sagrado onde o patriarca Jacó tivera o espetacular sonho da “escada que faiscava” desde o chão até as estrelas, e que era utilizada por anjos de “asas fechadas”.
Maravilhado, o rapaz dizia que as entidades celestiais subiam e desciam... Teodorico apenas bocejou e disse que aquilo tinha “o seu chic”... A sua reação exemplifica bem o que foi o resto da viagem pela “terra dos prodígios”... Nada chamava a sua atenção! As ruínas pouco lhe diziam... Até mesmo o “poço de Jacó”, sítio dos mais concorridos pelos peregrinos, o enfastiou.
À sua volta todos sabiam que aquelas eram as mesmas pedras onde um dia Jesus se sentou e saciou a sede “bebendo do cântaro de uma samaritana”... Também Teodorico, cansado da calma daquelas estradas, podia acomodar-se nelas e beber da mesma água.
(...)
Tudo entediava...
O fato de saber que certos monumentos estavam impregnados da história bíblica  parecia piorar a sua condição... Teodorico queixou-se, por exemplo, da ocasião em que passou a noite numa cela de mosteiro tendo ao fundo “os cedros que abrigaram Elias” e “as ondas, vassalas de Hirão, Rei de Tiro”.
Mesmo quando galopou pela planície de Esdrelon ou remou no Lago de Genesaré sentiu-se massacrado pelo tédio.
Mas eventualmente o rapaz sentia um aperto diferenciado no coração... Era como que uma “saudade fina e gostosa” do tempo antigo, “vivido” no sonho. Ao fumar diante das tendas, ou a cavalgar solitariamente pelos córregos secos, pensava na “terma romana, onde uma criatura maravilhosa de mitra amarela se ofertava, lasciva e pontifical”... Isso o agradava.
Isso e tudo o mais! A casa de Gamaliel, onde o belo Manassés manifestou toda a sua disposição para a luta ao levar a mão à rica espada cravejada de pedras preciosas; os mercadores no templo e suas diversas negociações; “a sentença do Rabi com um traço vermelho, num pilar de pedra, à porta Judiciária”; a gente local e a gente estrangeira... Tudo isso parecia chamá-lo de volta.
(...)
Ele mesmo achava graça... Evidentemente não podia ser... Abandonar a sua condição de bacharel e o conforto de seu tempo em troca da “bárbara Jerusalém”? Exatamente por causa do disparate da ideia, o saudosismo logo se esmorecia...
Ao notar-se “diante das ruínas do Monte Ebal, ou sob os pomares que perfumam Siquém (o vale onde no passado foi erguida a cidade levita de mesmo nome)”, voltava a se sentir enfastiado.
Leia: A Relíquia – Coleção “Biblioteca Universal”. Editora Três.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas