segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Filme: A Revolução dos Bichos – Os animais tomam o poder na fazenda

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/01/filme-revolucao-dos-bichos-o-comeco.html antes de ler esta postagem:


No momento de homenagens ao velho Major, o porco Snowball tomou a palavra e disse que cabia a eles mudarem a situação... Já o porco Napoleão foi mais incisivo, dizendo que todos ali deviam respeito eterno ao velho Major... Em seguida conclamou: Revolução!
Os humanos da Manor estavam estranhando o comportamento dos animais da fazenda... Jessie foi chamada a alimentar-se dos suculentos ossos do velho Major esquartejado, no entanto recusou-os... Numa tarde chuvosa, Jones avaliava os papéis de balanço da fazenda e se afogava no uísque para esquecer as dívidas... À sua volta estava a esposa reclamando de seu comportamento irresponsável... Mas ele não tinha paciência para discutir com ela... Saiu e convidou Denis e Eric, trabalhadores na fazenda, para saírem e beberem mais em outra parte... Eles o advertem que os animais ainda não haviam sido alimentados, mas para Jones a tarefa podia ser deixada para depois da bebedeira.
De sua parte, os animais observaram os irresponsáveis se retirando e abandonando-os sem o tratamento que deveriam receber... Jones e os dois amigos só retornaram à noite... Os animais estavam “morrendo de fome”, mas Jones não se importou com eles e decidiu continuar se divertindo com os amigos em casa. Depois do cansaço provocado pela bebedeira, todos dormiram.
Liderados por Boxer, os animais decidiram seguir até o armazém onde podiam encontrar comida... Enquanto seguiam cantavam Animais do Mundo Unam-se/Ergam-se e preparem-se para a luta... Derrubaram a porta do depósito e se regalaram das rações disponíveis... A algazarra era tanta que Jones acordou.
Ele e os amigos se dirigiram ao armazém. Estava armado, mas foram surpreendidos pelos animais (carneiros e a cadela Jessie à frente), que se atiraram sobre eles... Acidentalmente a arma disparou e o estrondo despertou também a esposa de Jones... A ação foi surpreendente para os humanos, já que todos os animais do lugar se envolveram no ataque... Havia muitas aves e outros animais menores, mas havia os maiores e mais agressivos... Embora os porcos não se envolvessem diretamente no confronto, ficavam nas proximidades conclamando os demais à luta... Napoleão era o mais empolgado. O ataque foi tão vigoroso que Jones, a esposa e os dois funcionários fugiram apavorados em seu carro em direção ao bar... Lá esperava encontrar o amparo de seus semelhantes, porém só ouviu ultrajes, principalmente do senhor Pilkington... Para ele o perigo estava na possibilidade de uma revolução como aquela se espalhar pelas demais fazendas.
Na fazenda, Napoleão proclamava aos demais animais que eles tinham tomado posse do lugar... Todos entoavam o “hino revolucionário” e estavam bem empolgados... Os porcos mantinham-se elaborando a continuação das ações. Snowball era um porco voluntarioso... Estava se esforçando para aprender a ler e conseguir, com a leitura, contribuir para a organização da sociedade que estava surgindo... Jessie confiava neste animal e recorria a ele sempre que percebesse as necessidades dos demais.
Ela o acompanhava, e o ajudou a pintar a nova placa de identificação da fazenda, que se tornou “Fazenda Animal”.
Jessie retirou-se do grupo e se instalou no celeiro, pois chegava o momento de ter filhotes... Napoleão e seu fiel parceiro, o porco Squealer, descobriram a televisão no interior da casa e perceberam que ela poderia ter a sua utilidades, já que as pessoas acomodam-se e silenciam-se ao assisti-la... Napoleão apresentou a televisão em funcionamento aos demais animais e surpreendeu-se pelo modo como permaneceram hipnotizados por ela...
Propôs que a casa fosse mantida como museu, mas ninguém se manifestou por estarem totalmente voltados ao aparelho. Os porcos mostraram aos demais que todo o conforto dos humanos era obtido graças aos sacrifícios dos animais... Ao chegarem ao matadouro depararam-se com a carcaça do velho Major e de outros tantos que já não viviam. Todos ficaram ainda mais horrorizados ao avistarem a cabeça de Major em um freezer...


Indicação (livre)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas