segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Monte Alegre do Sul: uma estância turística de nosso estado

Por esses dias estive com minha família em Monte Alegre do Sul.
Conheci o lugar há uns quatro anos, quando nos hospedamos em Amparo... Deixarei registros por aqui se encontrar arquivos daquela ocasião.
A cidade está há 750 de altitude, localiza-se na região do Circuito das Águas, a umas duas horas de São Paulo. Trata-se de uma Estância Hidromineral que teve povoamento iniciado na segunda metade do século XIX. Sua história se relaciona à imigração italiana, à produção do café e à Estrada de Ferro da Companhia Mogiana.
Monte Alegre oferece a tranquilidade das montanhas das serras do Lambedos e do Caraguatá. No começo do século XX foi inaugurado o Santuário do Bom Jesus, que domina o cenário central do lugar. No início era apenas uma capelinha... Em seu entorno foi crescendo o povoado... Atrás há o Morro do Cruzeiro, de íngreme subida, onde se encontram as estações da via crucis com suas 14 estações. As construções do centro são antigas, boa parte da década de 1920. É claro que alguns estabelecimentos são dedicados ao comércio do artesanato, bebidas e doces da localidade. No entorno estão os sítios de famílias tradicionais... Elas estão se dedicando a oferecer opções aos turistas que desejem conhecer os ambientes característicos de suas propriedades (alambiques, pomares, adegas...), degustar e adquirir produtos.
O rio Camanducaia e mais uma série de córregos e riachos banham a região. Muitos que visitam Monte Alegre procuram os ambientes para esportes mais radicais, como o rafting. A cidade conta com um Balneário Municipal e algumas fontes (abaixo temos a da Índia e a do Bom Jesus).


Entre as várias opções para hospedagem há a Pousada da Cachoeira, que está se localiza a uns 3 quilômetros do centro, e a uns 2,5 quilômetros da Fonte da Índia. Deixarei alguns registros sobre suas instalações.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas