sábado, 14 de janeiro de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - deslocamentos forçados da colônia japonesa ao tempo da Segunda Guerra; ações de Associações em defesa do Yamatodamashii.

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/01/coracoes-sujos-de-fernando-morais.html antes de ler esta postagem:

Havia a notícia de que os “súditos do Eixo” estavam transmitindo, “via rádio”, aos submarinos alemães, as informações sobre o posicionamento correto das embarcações brasileiras... Assim eles se tornavam alvos certos. Denunciados como membros da Quinta Coluna, eram retirados à força das cidades litorâneas e encaminhados para o interior.
Esse tipo de deslocamento ocorreu em diversas partes do país e podia ser relacionado ao que acontecia em vários países da América Latina, que encaminhavam para os Estados Unidos contingentes japoneses... Naquele momento eles eram considerados os principais inimigos daquele país. Certas regiões dos Estados Unidos foram destinadas a se tornarem campos de concentração para japoneses...
Da cidade de São Paulo, os moradores do tradicional bairro da Liberdade, também deviam ser deslocados. De uma hora para outra deviam se desfazer de seus bens, vendendo tudo às pressas, pelo preço que conseguiam.
Tempos depois veio a notícia que os verdadeiros Quinta Coluna eram alguns membros da colônia alemã, muito bem equipados com seus radiotransmissores... As medidas contra os “súditos do Eixo” foram implacáveis e sob os mais diversos aspectos de seu cotidiano sofreram perseguições. Tornou-se comum atribuírem aos japoneses os motivos de a população viver períodos de dificuldades e de escassez... Todo aquele estado de coisas gerou um sentimento de revolta muito grande em parcela significativa dos imigrantes...
Através dos poucos rádios de ondas curtas que mantinham secretamente, os japoneses conseguiam captar o noticiário da Rádio Central Militar de Tóquio, e vários deles animavam-se com as informações sobre os ataques kamikazes e sobre os lançamentos de V2 alemães sobre Londres... Aos poucos, a ideia de que a colônia também tinha um papel importante nos destinos da guerra tomou corpo... Era preciso fazer o possível para evitar que os aliados vencessem o Japão...
O velho Shobei Yassuda, por exemplo, divulgava que os membros da colônia não deviam cultivar o bicho-da-seda ou a hortelã... Ameaçava de morte os produtores... Dizia que a produção seria mandada para os Estados Unidos para a produção de material bélico (refrigeração de motores, confecção de paraquedas e de bombas mais eficientes...). A Sokoku Aikoku, uma organização clandestina, divulgava essas teorias e ideais, além de promover incêndios em plantações de hortelã e criações de bicho-da-seda. Na localidade de Bastos, município próximo a Marília, as ações dessa associação levaram caos à economia, gerando carência de produtos e inflação.
Mas havia outras ações que preocupavam mais o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social)... Era o caso, por exemplo, de uma associação que lamentava o fato de os colonos não participarem diretamente da defesa de seu país e imperador... Seus membros lastimavam o fato de os representantes diplomáticos japoneses no Brasil não se dignarem organizar a colônia para o enfrentamento aos inimigos. Panfletos diversos foram apreendidos pela polícia, que capturou e torturou militantes seguidores de um certo “admirável coronel Kikawa”... O cerco foi se fechando aos “fanáticos”... Em setembro de 1944 as autoridades paulistas prenderam Junji Kikawa (na imagem selecionada), uma figura de minúscula estatura, um velho senhor de 67 anos.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/01/coracoes-sujos-de-fernando-morais_15.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas