sábado, 21 de janeiro de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - reação makegumi à propaganda enganosa da Shindo

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/01/talvezseja-interessante-retomar.html antes de ler esta postagem:
A convicção de significativa parcela da colônia japonesa no Brasil em relação à vitória do Japão na Segunda Guerra Mundial era, no mínimo, estranha... Enquanto o mundo inteiro celebrava a derrota dos países do Eixo, diversos militantes de sociedades como a Shindo Renmei comemoravam a “vitória japonesa”, se articulavam para o “retorno triunfal” à pátria e atuavam espalhando terror entre os que aceitavam a verdade dos fatos.
Os que defendiam esse ponto de vista sustentavam a “superioridade nipônica”... Sua ideologia não admitia outra realidade que não fosse o domínio imperial japonês sobre o vasto Pacífico. Ao mesmo tempo, seu imperador representava a personificação da tradição milenar e o futuro da nação... Seus ideais eram militaristas.
Shibata Miyakoshi estava no Brasil há pouco tempo, mas tornou-se conhecido e respeitado pela comunidade, tanto que se tornou diretor de uma das empresas cuidava dos processos de imigração... Sentiu-se indignado com a grande quantidade de membros da colônia que não conhecia a verdade sobre o final da guerra. Portanto Miyakoshi era um makegumi.
Por considerar a situação vergonhosa, ele ofereceu à polícia um plano de ação para sensibilizar os compatriotas... Em resumo consistia em distribuir cópias dos documentos originais da rendição para serem distribuídas pela colônia. Para esclarecer melhor aos mais reticentes, ele se dispunha, ainda, a elaborar um documento assinado pelos mais proeminentes japoneses no Brasil... Não foi fácil conseguir cópia da rendição... Ela percorreu um longo trajeto passando por Itália e Argentina... Mas ela chegou acompanhada de traduções e de uma mensagem do Ministro das Relações Exteriores do Japão.
O texto dos japoneses “esclarecidos” pedia serenidade à colônia e era endossado por personalidades de grande vulto em empreendimentos diversos... A polícia definiu que mais eficaz ainda seria a publicação dos documentos nos jornais de grande circulação...
Entre os proeminentes japoneses no país, que assinavam o documento apenso, estava o coronel Jinsaku Wakiyama... Ainda na prisão, ao ler o texto makegumi e o nome do antigo companheiro, Junji Kikawa soube o porquê de sua ausência nos últimos anos.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/01/coracoes-sujos-de-fernando-morais_7764.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas