segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filme: A Revolução dos Bichos – O "Animalismo"

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/01/filme-revolucao-dos-bichos-os-animais.html antes de ler esta postagem:

Logo que os animais retiraram-se da câmara frigorífica, assustados com a cabeça do mártir Major, depararam-se do lado de fora com o porco Snowball... Este havia inscrito com tinta branca, sobre tábuas do celeiro, a síntese do pensamento do velho Major para que todos pudessem ver e conhecer... Podemos dizer que eram regras que deveriam ser seguidas a partir da revolução que se iniciara... Elas fundamentavam os princípios do Animalismo.
A partir do Animalismo os animais que haviam conquistado sua liberdade: Nunca poderiam se tornar semelhantes aos homens; então, eles deviam entender que “quem anda em duas pernas é inimigo”; os que andam sobre as quatro pernas ou têm asas são amigos; nenhum animal deveria se portar como humano, nunca deveria usar roupas, dormir numa cama, ingerir bebidas alcoólicas, fazer negócios ou matar outro animal; todos os animais devem formar uma unidade e irmandade... Todos os animais são iguais.
À sua maneira, o porco Napoleão dava sequência à Revolução... Em conversa à parte com o cão Pincher, um rottweiler, obteve deste o juramento de que se manteria fiel a ele, servi-lo acima dos demais... Dessa forma, Pincher assumia o “cargo de líder da guarda animal”... Ele trouxe os outros cães da fazenda perante Napoleão (isso incluiu os filhotes recém nascidos da Jessie). Depois, quando Snowball ainda conversava com os demais animais e ensinava-lhes os princípios do Animalismo, Napoleão chegou comunicando a todos que tinham um trabalho a fazer... E não era uma tarefa que pudesse ser realizada de modo qualquer! A colheita devia ser concluída mais depressa do que os humanos faziam... O líder pedia que todos ficassem em fila para receber as instruções...

O trabalho teve início e enquanto os porcos contabilizavam o produto do trabalho, os demais animais se dedicavam com todas as suas forças. Esse era o caso de Boxer, o cavalo, que procurava empregar toda a sua força na tarefa que recebera. Jessie narra que todos experimentavam uma grande felicidade ao trabalharem o campo juntos... Napoleão verificava a contabilidade e sentenciava que os animais precisavam se esforçar mais... Então todos se empenhavam ainda mais.

Snowball apresentou a todos em assembleia a “bandeira da liberdade” em cujo centro destacavam-se “o casco e o chifre”... Dava aulas de leitura às demais espécies e queria fazê-las entender que “Educação é Conhecimento, e que Conhecimento é Poder”... Mas para o porco Napoleão o Poder era conquistado por outros caminhos.

Indicação (livre)
Continua...

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas