terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

“A Relíquia”, de Eça de Queiroz – da “Biblioteca Universal” – as mentiras de Teodorico fizeram de Pote um padre latinista; iniciando a conversa a respeito do confronto com o brutamontes inglês, pai de estonteante Ruby; a empolgante narrativa só não convencia o padre Negrão;

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2018/02/a-reliquia-de-eca-de-queiroz-da_14.html antes de ler esta postagem:

O doutor Margaride aprovava absolutamente a tudo o que estava ouvindo de Teodorico... Não se cansava de exclamar um “Magnifico!” depois de cada uma de suas revelações.
Na sequência ele quis saber se o rapaz e o seu companheiro Topsius não contaram com algum guia sábio para conduzi-los em meio às sagradas ruínas... Teodorico respondeu que contaram com “um grande latinista, o Padre Pote!”
(...)
Essa última foi demais! O folgazão Pote se transformou em “padre latinista” nas inverdades contadas pelo Raposo!
(...)
No mesmo instante, como se tivesse ensaiado toda a sua palestra, Teodorico falou de certa “gloriosa noite”, quando acamparam “junto a Ramlê” sob uma lua esplêndida a iluminar as paragens e ruínas da religião... Ele destacou que ouviam rugidos de leões enquanto beduínos armados de lanças se ocupavam da vigilância.
O relato deixou o doutor Margaride agitado. O homem se levantou empolgado com a descrição da cena que, no seu entendimento era inspiradora e digna dos cenários bíblicos... Manifestou sua vontade de experimentar algo parecido e disse que, se lá estivesse, não perderia a chance de escrever uma ode.
O padre Negrão puxou o casaco do magistrado... Disse que, para que todos pudessem aproveitar, era melhor deixar o ”nosso” Teodorico falar... Ainda impressionado, Margaride respondeu que ninguém entre os presentes se identificava mais do que ele com os eventos grandiosos.
O assunto se encerrou depois que Dona Patrocínio interveio e disse que o sobrinho devia prosseguir... E sugeriu que falasse de algo que lhe sucedera “com Nosso Senhor”, pois pretendia ouvir coisas que os enchessem de ternura.
(...)
Todos silenciaram e voltaram novamente a atenção ao Teodorico.
Ele passou a falar a respeito de sua ida a Jerusalém... Contou que duas estrelas os guiavam e que o fenômeno sempre ocorria quando peregrinos finos e de boas famílias faziam o santo percurso.
Disse que chorou quando avistou as muralhas da cidade santa numa manhã de muita chuva. E também quando visitou o Santo Sepulcro com o Padre Pote... Nessa ocasião pronunciara umas doces palavras em meio aos soluços. Dirigindo-se diretamente a Jesus, dissera que estava ali “da parte de sua tia”.
Dona Patrocínio quase sufocava de tanta emoção e manifestou que o sobrinho fizera um gesto de muita ternura “diante do tumulozinho” de Nosso Senhor.
Teodorico aproveitou para caprichar em sua encenação... Fez uma fisionomia excitada e passou o lenço pelo rosto... Depois disse que naquela noite se recolhera ao hotel para rezar.
(...)
Na sequência de sua narração, disse que, depois que voltou da visita ao Santo Sepulcro, se recolheu para rezar no hotel... Mas acrescentou que ocorreu um fato muito desagradável, pois, por motivação religiosa, em defesa de Portugal e da honra de seu nome, atracara-se “com um grande inglês de barbas”.
Mostrando-se inconformado, o padre Negrão exclamou sua indignação... Como é que podiam se envolver em discussões ríspidas “na cidade de Jesus Cristo”? Mas aquilo só podia ser um desacato!
Teodorico já considerava o padre um desafeto... Encarou-o confirmando que, de fato, o ocorrido havia sido dos mais desagradáveis... Todavia o próprio Patriarca de Jerusalém lhe dera razão!
Fez essa afirmação e quis saber o que o Negrão tinha a comentar... O sacerdote baixou a cabeça e deu a entender que, se a principal autoridade religiosa da Cidade Santa  aprovara, ele mesmo não tinha mais argumentos.
Leia: A Relíquia – Coleção “Biblioteca Universal”. Editora Três.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas