sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Roy Baty está feliz com o impacto das informações do Gente Fina; Pris deixa a aranha com apenas três perninhas; Isidore não consegue entender por que suas convicções estão sofrendo abalos tão chocantes

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/12/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_12.html antes de ler esta postagem:

Então Mercer e o mercerismo eram fraudes... Mas quem estaria por trás disso?
Irmgard falou que não podiam responder à questão... Roy Baty enchia o peito para dizer que já sabia de tudo...
Então, quem seria o cliente misterioso de Al Jarry?
(...)
Buster Gente Fina prosseguiu falando sobre sua descoberta e destilando o seu veneno contra Mercer, o mercerismo e seus rituais de enganação. É isso mesmo... E justificou o seu juízo garantindo que as pessoas espalhadas por todo o Sistema Solar fundiam-se a partir da “voz telepática de Mercer”...
(...)
Na sequência o apresentador teceu suposições e fez comparações com o que o politicamente ambicioso Hitler fez no passado.
A tudo Irmgard ouviu atentamente... Como alguém que chega a importante conclusão, dirigiu-se até a cozinha e falou diretamente para Isidore que os seguidores eram marcados pela empatia, algo que os androides não tinham capacidade de sentir... E isso os tornava inferiores aos humanos.
(...)
Irmgard perguntou a Pris sobre como estava a sua experiência... Ela havia acabado de cortar a quarta perninha e a aranha não se locomovia. Dava pequenos empurrões no inseto e garantia que ela ainda podia se movimentar para algum esconderijo.
Roy apareceu exultante. Disse que era certo que Buster Gente Fina alcançara audiência espetacular na Terra e fora dela também... Depois notou a atenção que dispensavam à aranha e concordou com Pris sobre a capacidade do bicho se movimentar com quatro perninhas a menos. Ele riscou um palito de fósforo e, logo que aproximou o fogo, a aranha se arrastou.
Irmgard sorriu porque havia antecipado que era aquilo mesmo o que esperava, ou seja, as perninhas a menos não fariam falta à aranha... Ao perceber que Isidore estava calado, ela sugeriu que não havia motivos para tristeza porque eles podiam pagar-lhe o valor da aranha indicado no Catálogo da Sidney’s. E alertou que ele devia se importar mais com as revelações sobre a fraude do mercerismo.
Pris fez notar que ele era um mercerista convicto, pois possuía uma caixa de empatia no outro cômodo... Roy se intrometeu e falou que todos os humanos deviam rever seus hábitos... Para Pris, as revelações não abalariam significativamente o culto a Mercer.
(...)
Irmgard garantiu que nenhum humano desconfiava que Buster Gente Fina fosse um deles... Pris emendou que é por isso que já sabiam sobre que tipo de revelação ele reservava. A garota andy cortou mais uma das perninhas da aranha.
(...)
Com um empurrão, Isidore afastou Pris e recolheu a aranha... Levou o inseto mutilado até a pia para afogá-lo. Irmgard se assustou com o comportamento do cabeça de galinha e quis saber por que ele permanecia em silêncio desde que o programa do Buster tinha começado.
Pris disse que o problema de J.R. não era a televisão, mas a modificação que ela havia imposto à aranha... Irmgard desligou a aparelho da sala enquanto Roy Baty dizia com ares de quem triunfa que “está tudo acabado”.
O tipo conseguiu puxar a aranha do ralo... Provocou Isidore sobre o “fim do mercerismo” e acrescentou que era bem possível que aquela fosse a última aranha do planeta... Que horror! Isso significaria o fim também para as aranhas!
Enfim Isidore falou... Disse que não estava se sentindo bem. Segurando uma xícara quis que Roy confirmasse se “o céu por trás de Mercer é mesmo pintado”... O tipo falou das pinceladas evidenciadas na aproximação de câmera, dos exames de laboratório e sobre o depoimento de Wade Cortot.
Isidore estava confuso... Pensou que talvez os androides estivessem aterrorizados com alguma coisa que não podiam evidenciar... Será que a aranha era a última, como Roy cogitara? Mercer estava morto? Existiu em algum momento?
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas