sábado, 6 de dezembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – sentindo-se traído, Deckard prepara-se para aposentar Rachael; a “coisa” está pronta para o seu fim; Resch não vacilaria

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/12/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_48.html antes de ler esta postagem:

Deckard se dirigia ao subúrbio... No Condapto3697-C travaria o último dos embates com os andys da lista que recebera na manhã daquele dia.
Com ele estava Rachael, a Nexus-6 da Associação Rosen... Os momentos de intimidade no quarto do St. Francis selaram um acordo... Deckard cuidaria de aposentar Roy e Irmgard Baty, enquanto que Rachael eliminaria a sua semelhante Pris.
(...)
O caçador de recompensas ainda estava abalado mentalmente. Tornar-se autor do desaparecimento de Pris confirmaria as recomendações e previsões de Phil Resch, para quem Deckard resolveria seu drama (de caçador de andy afetado por empatia por exemplares femininos) se se envolvesse sexualmente com uma humanoide para eliminá-la na sequência.
Mas seu entendimento a respeito daquela situação foi se alterando na medida em que voavam... É que Rachael falou sobre sua atividade de cooptação de caçadores de androides... A aproximação física, como a que ele mesmo vivenciara, era o seu padrão... Caçadores da URSS e dos EUA haviam desistido da perseguição às máquinas criadas pela Rosen depois de terem sido aliciados por ela.
Deckard ficou sabendo que o único agente que não havia sido “dobrado” por Rachael era Phil Resch...
Deckard não admitiu ter sido enganado pelo esquema da empresa... Não devia ter confiado em Rachael, uma máquina humanoide sem a menor consideração pelas angústias humanas.
(...)
Deckard manipulou o volante do hovercar nervosamente... Após brusco movimento, o veículo perdeu altitude. Ele não escondeu sua fúria e disse que estava pronto para aposentar Rachael naquele mesmo instante... Na sequência acabaria com os outros três.
De um momento para outro, a andy manifestou insegurança... Ao tentar demovê-lo, disse que ele teria problemas sérios se a eliminasse... A multa era alta, pois ela era legalmente uma propriedade da Rosen; não se tratava de um humanoide fugitivo; não era como os demais.
Deckard respondeu apenas que, se conseguisse aposentá-la, poderia prosseguir na caçada... Rachael vasculhou sua bolsa e começou a falar que, se ele já estava decidido, desejava que sua morte não fosse sofrida... Se assim fosse, não oporia nenhuma resistência.
(...)
O caçador estava mergulhado em outras reflexões tentando imaginar o entendimento a que Resch havia chegado... Sua postura profissional era resultado da experiência que ele próprio estava passando. Certamente seu aprendizado não fora menos traumático.
Deckard deixou escapar o seu juízo e Rachael respondeu que Resch havia sido afetado “de maneira errada”...
(...)
A situação parecia derradeira para a andy. E por isso foi espantoso o modo como se contrapôs às ideias do seu algoz... Apesar disso, sua voz era de resignação.
O hovercar chegou bem próximo do solo... Deckard declarou que não suportava o modo como os andys desistiam facilmente. Desligou o motor e apossou-se do tubo laser... Rachael solicitou que ele acertasse o “osso occipital”, na base posterior do crânio, e virou para não ter de encarar o raio de frente...
Faltava bem pouco... Ela nada sentiria...
Aconteceu que Deckard vacilou no último instante. Disse que não conseguia proceder de acordo com o que Resch consideraria padrão.
(...)
Nova partida no motor e o hovercar levantou voo outra vez.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas