terça-feira, 16 de dezembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Deckard segue em sua caçada pelo escuro prédio; encontro com Mercer; um andy em seu encalço

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/12/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_14.html antes de ler esta postagem:

Deckard caminhou pelos corredores do prédio... Tomou o cuidado de desligar sua lanterna... Assim, teve de contar apenas com a fraca iluminação ambiente. Caminhava e pensava sobre o cabeça de galinha que tinha acabado de conhecer... Aquele tipo estava convivendo com os andys, sabia da situação totalmente irregular deles, mas não podia entender aquela realidade.
Afinal, quem entendia? Ele mesmo vinha de constantes perturbações a respeito do que devia pensar sobre suas vítimas...
E não é só isso... Pris era uma réplica de Rachael e era bem provável que o “especial” tivesse se afeiçoado a ela...
E o que dizer a respeito de encontrar uma aranha percorrendo a poeira do assoalho?
Rick refletiu a respeito dessas coisas e até se sentiu tentado a retornar ao devastado jardim para recolher a aranha que Isidore havia libertado.
(...)
Entre os aparelhos que Deckard carregava estavam o de escuta e outro “detector-farejador com tela piscante”. Graças a eles, pôde descobrir que os andys estavam em algum andar mais acima.
No escuro caminho, notou um vulto... Entendeu que aquele tipo o aguardava para emboscá-lo. Sem pestanejar, sacou da arma laser e ameaçou atirar.
O tipo foi dizendo que não era um androide...
Ninguém menos do que Mercer havia aparecido para Deckard...
Não era por acaso que ele estava ali, mas o caçador custou a entender...
O velho explicou que permanecia no prédio porque o “especial” Isidore vivia nele e precisava de sua presença... Esclareceu que Isidore era o tipo que Rick acabara de conhecer na área externa.
Deckard tentou adivinhar o motivo daquela aparição antecipando que provavelmente seria banido do mercerismo por causa da ação que levaria a cabo... Mercer respondeu que o seu receio só podia ser resultado de conversa com Isidore... Salientou, porém, que J.R. falava apenas por si.
(...)
Mercer sentenciou que não era por acaso que Deckard estava no prédio abandonado... Ele havia chegado até ali e devia ir em frente para terminar o que “devia ser feito”... Não era a primeira vez que falava a esse respeito com ele. Basta lembrarmos a ocasião em que Rick entrou em fusão depois de adquirir a cabra nubiana (ver http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/11/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_28.html).
Na sequência, o líder espiritual o advertiu a respeito das dificuldades que teria no embate com um dos andys (ele não se referia ao Roy)...
O perigo era iminente para Deckard, e Mercer alertou-o sobre um andy que se escondia na escuridão. O humanoide estava pronto para liquidá-lo.
Se o caçador esperava sair do Condapto com vida, deveria começar por este que estava em seu encalço... De repente, Mercer tornou sua voz vigorosa e ordenou que Deckard fosse rápido, pois seu perseguidor estava nos degraus.
(...)
Rick não duvidou em nenhum momento... Tomou posse de sua arma, agachou-se e a apontou na direção da escada. Então pôde distinguir um vulto feminino.
Ele calculou que o tipo era Rachael, que o teria rastreado em seu próprio hovercar... Considerou a iniciativa insensata e exigiu que ela retornasse a Seattle... Disse que estava bem, pois tinha certeza de que tinha uma missão a cumprir ali... Garantiu que o próprio Mercer o esclarecera a respeito de sua missão.
Deckard conseguiu notar que aquela não era a verdadeira Rachael. Ela vinha se aproximando de braços abertos como se quisesse abraçá-lo... Ele percebeu que aquele tipo era da mesma série de Rachael (entendeu que se tratava de Pris).
Suas vestes diferenciavam-se das de Rachael.
Ela continuou a caminhar firme em sua direção.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas