terça-feira, 2 de dezembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – no St. Francis, Deckard lê a ficha de Roy Baty; Rachael traz uma garrafa de Bourbon, a ficha de Pris chama-lhe a atenção; a andy quer saber o que Deckard pretende com aquele encontro; características físicas de Rachael

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/11/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_29.html antes de ler esta postagem:

Rachael aceitou partir ainda naquela noite para se encontrar com Deckard em São Francisco... Marcaram no St. Francis, o “único hotel mais ou menos decente” em Bay Area.
Rick seguiu para o St. Francis e se instalou num quarto, onde ficou assistindo ao programa do Buster Gente Fina.
(...)
Deckard decidiu analisar as fichas que possuía... Roy e Irmgard Baty apareciam em imagens 3D coloridas mal definidas, mesmo assim considerou que Irmgard era atraente, já o tipo masculino era “diferente”, “algo pior”.
Ficou sabendo sobre as atividades farmacêuticas em Marte... Definitivamente isso não combinava, pois todo andy era concebido para funções operárias... Ou será que androides também sonhavam e tinham ambições?
A resposta para aquela questão era positiva, pois somente o fato de desejarem “algo melhor” justificaria terem assassinado seus senhores e fugirem para a Terra. Pelo menos ele julgava que aquele devia ter sido o caso de Luba Luft, que largou a aridez marciana para cantar “Don Giovanni e As Bodas de Fígaro”...
A ficha de Roy estava cheia de anotações feitas por Holden. Elas informavam que ele se tratava de um tipo “dado a preocupações místicas”. Sabia-se até que ele havia proposto a fuga para a Terra, e que fazia proselitismo “sobre a sacralidade androide”... Outras informações eram as que davam contam das experimentações de drogas diversas. A esse respeito, ele havia declarado que almejava uma fusão para os andys tal como os humanos realizavam com o mercerismo.
(...)
Deckard notou que Dave Holden sentiu aversão em relação ao Roy... Talvez porque concluísse que o seu plano de assassinato tinha a ver com a fracassada experiência de fusão através das drogas.
Mas Rick aceitava que aquilo deveria acabar... Ele colocaria termo à louca aventura andy liderada por Roy Baty. Estava claro que se ele não obtivesse sucesso, outro tomaria o caso... Afinal foi isso o que aconteceu quando Dave teve de ser substituído.
(...)
Rachael chegou ao quarto onde Rick estava instalado... O voo teve duração de menos de uma hora. A garota andy estava “com um longo casaco escama de peixe sobre sutiã com short combinando”. Ela trazia grande bolsa de tecido grosso e uma sacola de papel com uma garrafa de Bourbon.
Ela aparentava ter se esforçado para alcançá-lo o mais rápido que podia... Rick foi dizendo que o pior dos andys que devia caçar continuava vivo... E foi passando-lhe a ficha ao mesmo tempo em que informava a respeito do endereço do condapto no subúrbio, onde ”cabeças de galinha” e “cabeças de formiga” se escondiam.
Rachael se interessou também pelos outros dois humanoides... Rick adiantou que eram fêmeas e se chamavam Irmgard Baty e Pris Stratton.
A ficha de Pris foi a que mais chamou a atenção dela... Mas não demorou e Rachael largou os papéis para se dirigir à janela... Disse que era bem provável que Deckard se surpreendesse com aquele exemplar específico.
Ele não entendeu o que ela quis dizer e tomou novamente os papéis para uma melhor análise... Rachael respondeu que era momento de abrirem o Bourbon original, de antes da guerra...
Deckard notou que ela estava bem perturbada... Quis saber qual era o problema, e ela despejou que ele havia dito pelo vidfone que, se se encontrassem, desistiria da perseguição e que “fariam outra coisa”.
Ele insistiu ao querer saber sobre o que a incomodava... Ela insistiu em saber o que fariam juntos naquele quarto do St. Francis.
Rachael tirou o casaco e, enquanto se dirigia para pendurá-lo, Deckard analisou o seu contorno... Considerou estranhas as sua proporções (cabeça grande, seios pequenos, silhueta quase infantil...)... Seus olhos eram bem feitos e característicos de mulheres adultas... À mente de Rick surgia a figura de um caçador da espécie Cro-Magnon... Nenhum excesso de carnes, “barriga plana” e nádegas também pequenas... Um tipinho celta bem jovem de longas pernas...
(...)
Serviram-se do vinho... Ele sorveu com certa dificuldade... Ela engoliu de uma só vez.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas