domingo, 21 de dezembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Deckard incorporou Wilbur Mercer; em contato com o Departamento, fica sabendo que Bryant quer homenageá-lo, e que Iran está muito preocupada

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/12/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_20.html antes de ler esta postagem:

Então Deckard estava completamente apartado de São Francisco, de sua esposa Iran, do Departamento de Polícia e do chefe Bryant...
Em terras da distante fronteira do Oregon buscou vivenciar um instante de paz... Também ali a Poeira dominava o cenário desalentador.
O dia estava amanhecendo e seus pensamentos se dedicaram a avaliar as vitórias e decepções daquela longa jornada.
A colina à sua frente era convidativa... Por que não subi-la em meio à atmosfera fria e deserta? Contemplar a paisagem do alto seria experiência única.
(...)
Mas aconteceu que, enquanto subia, o cansaço e a fome o massacraram...
A paisagem tornou-se familiar... E, de repente, uma violenta pedrada na virilha.
(...)
Se você está imaginando que Deckard passou por nova fusão com Mercer, pode ter certeza de que é exatamente isso o que ocorreu... Dessa vez ele incorporou Wilbur Mercer num ambiente externo... Que loucura!
(...)
O fato é que ele viu um vulto e supôs que fosse Mercer... Chamou-o, mas logo notou que o que via era a própria sombra.
A incorporação em Mercer era habitual entre os seres humanos... Então aquilo não devia ser nenhuma novidade porque a caixa de empatia que possuía em casa proporcionava a fusão... Mas temos de considerar que esse não era o objetivo de Deckard ao se deslocar àquelas inóspitas paragens... Como retornaria à sua condição real?
Amedrontado, Deckard resolveu que tinha de retornar ao hovercar... Isso também exigiu tremendo sacrifício... E mais: ele sabia que não tinha condições físicas de retornar para São Francisco.
(...)
De volta ao carro, pensou que fizera muito mal em voar até ali... No porta-luvas havia outra lata com rapé... Inalou freneticamente... Se ao menos pudesse falar com Holden... Poderia reanimar-se e empreender voo de volta.
Isso mesmo! Retornar para casa, descansar por várias horas... Retornar ao ofício, pois era certo que não faltariam novos andys para serem aposentados.
Resolveu vidfonar para Bryant... Eram nove e meia.
A secretária Wild informou que o chefe havia saído exatamente para o prédio onde os três últimos andys da lista tinham sido eliminados.
Na sequência ele solicitou que a ligação fosse transferida para a srta. Marsten, sua secretária...
Marsten informou que Bryant pretendia conversar com ele... Pelo visto o chefe estava muito satisfeito com o seu trabalho e pretendia elogiá-lo publicamente...
Deckard não demonstrou empolgação por aquelas palavras... A moça quis saber se ele estava bem... Evidentemente sua aparência não era das mais apresentáveis. Ele nada respondeu...
A secretária sugeriu que ele entrasse em contato com a esposa, já que Iran havia entrado em contato com o Departamento e parecia estar muito preocupada... Ela estava em casa e aguardava ansiosamente o seu retorno.
Deckard sugeriu que o motivo da preocupação de Iran era a perda da cabra... A secretária respondeu que não sabia que eles eram proprietários de um animal daquele porte... Teriam sido ladrões ou algum bando de adolescentes desordeiros que levaram a cabra?
De modo enigmático, Deckard respondeu que haviam perdido a cabra para “ladrões de vida”...
A srta. Marsten observou que ele estava mesmo com uma aparência péssima... Estava parecido com Wilbur Mercer... Deckard respondeu que havia se transformado em Mercer e não conseguia mais sair do estado de fusão...
Preocupada, Marsten quis saber se ele gostaria que o Departamento mandasse alguém para resgatá-lo... Era evidente que ele precisava de um bom descanso... E também devia se encontrar com a esposa, pois os dois estavam num “estado assustador”.
Deckard respondeu que não queria ser resgatado.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas