domingo, 14 de dezembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Isidore coloca a aranha a salvo; o caçador de androides não é um tipo diferenciado dos demais; o cabeça de galinha falou da presença dos andys em seu apartamento

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/12/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_13.html antes de ler esta postagem:

O alarme anunciou a chegada de um humano ao prédio...
Os três humanoides sabiam que só podia ser um caçador de recompensas... Nós sabemos que só podia ser Rick Deckard.
(...)
Roy ficou apavorado e pediu às garotas andys que tirassem as mãos de Isidore dos manetes. O cabeça de galinha tinha de sair do estado de fusão para que ele impedisse a entrada do tira.
Também Pris e Irmgard estavam nervosas e o pavor que as havia dominado alterou suas fisionomias... Elas apagavam as luzes enquanto imploravam para que Isidore se identificasse ao caçador e negasse a presença deles... Atabalhoadamente sugeriam que o cabeça de galinha exigisse a apresentação de um mandato e que insistisse em dizer que vivia sozinho naquele prédio.
(...)
Isidore seguiu para a porta e não conseguia sentir nada diferente que pudesse vir dos corredores... Roy se irritou e, como o cabeça de galinha não ouvia nada de suspeito, exigiu que ele saísse para observar melhor.
J.R. percorreu o corredor empoeirado que conhecia tão bem... Ele segurava a aranha em uma de suas mãos e pensava se era a mesma que Pris havia sacrificado com a afiada tesoura.
(...)
Já na parte externa, seguiu para uma pequena área menos devastada do ambiente que havia sido um jardim. Ali soltou a aranha... No mesmo instante, o facho de luz da potente lanterna de Deckard focou o lugar da liberação do inseto.
Deckard perguntou o que o tipo estava fazendo... Isidore respondeu que acabava de soltar uma aranha para que ela ficasse livre. Disse isso sem entender como é que o outro não a havia visto com toda aquela luz sobre as escassas ervas do lugar.
Deckard sugeriu que o mais correto seria ter levado o inseto para o apartamento e acondicioná-lo num frasco... Garantiu que, pelo catálogo da Sidney’s, as aranhas estavam em alta porque o valor pago por elas aumentara consideravelmente no varejo.
Isidore foi dizendo que se levasse a aranha para o apartamento era bem provável que lhe cortassem as perninhas... Deckard respondeu que androides eram os tipos que procediam daquele modo cruel.
(...)
Essa conversa entre os dois aconteceu sem apresentações formais... Isidore foi denunciando a presença dos procurados sem se esforçar para ludibriar o caçador... Ele não sabia enganar os outros... Isso era bem próprio de tipos “especiais” como ele.
Deckard mostrou sua identificação de investigador do Departamento de Polícia de São Francisco... Disse como se chamava... Isidore foi concluindo que o caçador de recompensas não se parecia em nada com o “semideus” que ele imaginava.
Na sequência, Deckard quis saber se os três androides estavam no prédio naquele instante... Isidore disse que estava cuidando deles, que havia duas mulheres e que eram os últimos de um grupo fugitivo de Marte... Falou que havia levado a TV da Pris (disse o nome dela) para o seu apartamento para que pudessem assistir ao programa do Buster Gente Fina...
Empolgado por demonstrar que tinha conhecimento de coisas que provavelmente o outro não soubesse, Isidore foi emendando que o programa televisivo havia comprovado que Mercer não existe...
(...)
Deckard disse que deviam subir... Ele estava certo que aquele era um cabeça de galinha. Apontou sua arma laser para forçá-lo a se apressar... J.R. começou a gaguejar que, apesar de cabeça de galinha, possuía um emprego como motorista do caminhão do Hospital Van Ness para Bichos de Estimação... Falou até o nome do chefe Sloat.
O prédio possuía mais de mil apartamentos... Se Isidore colaborasse, a tarefa de Rick seria menos trabalhosa.
É claro que o tira podia prosseguir com o auxílio de seus equipamentos, mas devemos considerar que ele estava esgotado daquele longo dia de caçadas.
Isidore sentenciou que, se Rick os matasse, não poderia mais se fundir com Mercer.
Deckard pediu que o levasse até o andar exato do apartamento, mas J.R. se recusou a ajudar...
Rick iniciou a declaração formal de acordo com a lei estadual e federal sobre a conduta irregular do cabeça de galinha...
Viu que era perda de tempo...
Então deu as costas para Isidore e rumou para a entrada do prédio com a lanterna em punho.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas