terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Filme: A Revolução dos Bichos – o líder exige maior esforço; animais começam a protestar; o terror cresce

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/filme-revolucao-dos-bichos-napoleao-e.html antes de ler esta postagem:


É Jessie que revela a tristeza em que todos na fazenda caíram após a destruição do moinho... Napoleão aproveitou o episódio para acusar o fugitivo Snowball. Ele decretou, perante a assembleia dos animais, a pena de morte ao traidor. Inflamou o ânimo de todos dizendo que o moinho deveria ser reconstruído com esforço redobrado. Squealer comunicou que Napoleão anulou a canção que tratava dos "animais do mundo e a busca de uma melhor condição para todos"... Para ele a Revolução já era uma realidade e a canção não mais tinha sentido... A nova canção que todos deveriam cantar era em homenagem ao grande líder Napoleão e aos “corajosos porcos”.
Mais uma vez é Boxer que dará o exemplo de abnegação... Mas a exaustão será demais para ele. Ele que trabalhava dias e noites seguidas sem levar em consideração que a ração começava a faltar. Mas nem Boxer ou qualquer outro animal tinham o que comer. As manjedouras ficaram vazias no celeiro, então um clima de desespero tomou conta dos bichos.
Vemos Pincher anunciando a chegada de Napoleão... Ele vem acompanhado, é lógico, de Squealer. Napoleão cria um terror maior ao dizer que o criminoso Snowball anda frequentando a fazenda para sabotá-la... E tanto é “verdade” que a comida começou a faltar... Os bichos se entreolham e manifestam não terem visto Snowball...
Napoleão diz que o traidor só pode estar recebendo ajuda interna... Aterroriza mais ainda ao dizer que tem meios de descobrir quem é o traidor infiltrado... E anuncia uma medida emergencial... As galinhas terão de dar os ovos para serem vendidos no mercado! Elas se rebelam e sobem aos mais altos poleiros, dizendo que quebrarão todos os ovos... Napoleão manifesta uma intensa irritação e diz que também elas são traidoras. Ameaçou, ainda, dizendo que qualquer um que for visto dando de comer às galinhas seria condenado à morte. De fato, no meio da noite, as galinhas atiraram seus ovos.
De posse da filmadora de Jones, Squealer produziu um documentário para ser exibido aos animais... O que veem é assustador... A guarda canina patrulha à noite e captura os espiões de Snowball. É claro que se trata de uma farsa na qual Napoleão aparece imparcial... Eles são colocados em jaulas... Todos se lembram do mandamento que dizia que “nenhum animal deve matar outro animal”... Porém Squealer já havia tratado de alterá-lo com um “sem um motivo”... Assim, ao julgamento de Napoleão, considerando o prisioneiro “culpado de crimes contra o Animalismo”, o detido era condenado à morte. O terror se estabelecia, pois a fita apresentava uma série de execuções de animais que “deram motivos” para, dessa forma, serem punidos.
Squealer se especializou em produzir a propaganda... Filmou Napoleão ostentando medalhas em sua honra de Líder de Primeira Classe. E na sequência: depoimentos de animais revelando a satisfação com o líder e, por isso, esmeravam-se em produzir mais e melhor.
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/filme-revolucao-dos-bichos-e-o-fim.html
Indicação (livre)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas