quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Filme: A Revolução dos Bichos – é o fim.

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/filme-revolucao-dos-bichos-o-lider.html antes de ler esta postagem:


Os porcos aproveitavam o seu momento favorável e bebiam o mais que podiam do uísque trazido por Pilkington... Na sequência, Squealer segue bêbado até a parte do celeiro onde estão os mandamentos do Animalismo, ele faz as alterações pretendidas, cai da escada com a tinta e tudo, e adormece ao relento... Pincher chega e o alerta que Napoleão está morrendo... Squealer responde que ele também padecia do mesmo fim. Porém nenhum dos dois morreu... Permaneceram no vício da bebida enquanto exploravam os outros animais nos trabalhos de reconstrução do moinho.
Boxer teve um acidente de trabalho e foi encontrado caído próximo ao moinho. É Jessie que vai ao seu socorro... O cavalo não conseguia respirar, só conseguia pensar se havia realizado trabalho suficiente para garantir a continuidade da obra. É recolhido ao celeiro onde permanece aos cuidados de Jessie... Squealer anuncia que Napoleão, líder leal, cuidaria de enviar Boxer a um hospital, assim, ordena que Jessie volte ao trabalho. No dia seguinte a cadela desperta o amigo dizendo que o caminhão do hospital havia chegado para levá-lo, mas Boxer estava tão cansado que não conseguia levantar-se.
Todos seguem para despedir-se do leal amigo que, a muito custo, entrou no caminhão... Quando o caminhoneiro e seu ajudante fecharam as portas os animais tiveram a surpresa ao lerem que o veículo era do Matadouro de Cavalos. Boxer seguiu para a fábrica de cola... Inúteis foram os esforços dos amigos que queriam retirá-lo de lá. Na casa da fazenda, Pilkington se mostrava satisfeito com mais este negócio lucrativo e depositava grande quantia sobre a mesa... Napoleão dizia que preferia o pagamento em uísque.
Jessie e o burro conversavam sobre a necessidade de se retirarem com o maior número possível de animais da fazenda... A Revolução havia se perdido... Squealer continuava com sua campanha anunciando “Vida longa à fazenda animal!”, “Vida longa a Napoleão!”, “Napoleão está sempre certo”... Ele queria fazer crer que Boxer havia sido vítima do traidor Snowball...
Pilkington traz a esposa para juntos beberem com Napoleão e o fiel Squealer... É uma cena medonha, mas o homem faz um brinde e vira a tigela dos porcos na própria boca. Ele carrega Napoleão de elogios enquanto o leva a ingerir grandes quantidades de uísque. O porco decide que a fazenda voltará a se chamar Manor... Jessie observa a bebedeira e não vê diferença entre os convivas... Ao se retirar acompanha o bode e o burro em mais uma leitura das regras do Animalismo. Eles veem que outro item foi alterado: onde se lia que todos os animais são iguais, notaram a emenda “mas alguns são mais iguais que outros”.

Jessie não perde tempo, sabe que tudo está perdido para os animais sob a liderança de Napoleão e Squealer... Retira os colegas que estão na sessão de cinepropaganda, onde uma fita apresenta uma ária em que patos e gansos cantam, enquanto ovelhas desfilam em honra a Napoleão, que surge uniformizado e sobre duas patas, como se homem fosse...
A cantoria prossegue “quatro patas bom, duas pernas melhor!” No encerramento o grande líder anunciava o fim das ameaças à fazenda, pois ele ordenou a fabricação de armas para a construção de muralhas que protegeriam o modo de vida da fazenda... A revolução chegou ao fim e todos são livres.
Os amigos de Jessie partem com ela para o esconderijo... Ali permaneceriam afastados das perseguições dos capangas de Napoleão... Aguardaram por muito tempo até terem certeza do momento correto para o retorno. Voltaram na certeza de Napoleão e seus seguidores terem se afogado na própria loucura... A fazenda estava destruída, mas entre os escombros havia sobreviventes (inclusive um dos filhotes de Jessie)...
A vida prosseguiu e novos donos chegaram à fazenda. A esperança renascia...
Este é o fim.
Indicação (livre)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas