segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Filme: A Revolução dos Bichos – Napoleão e sua degeneração; o moinho vai aos ares

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/filme-revolucao-dos-bichos-os-lideres.html antes de ler esta postagem:


Vemos Napoleão receber o senhor Pilkington... Estão negociando o feno produzido na fazenda... Pilkington vê lucros no acordo feito com o “líder da revolução dos bichos”... Conversa amistosamente com o outro e faz crer que ele nada teve a ver com a invasão à fazenda, convence que foram Jones e Frederick os culpados... Ele sabia que os animais tinham Jones em péssima consideração, assim não foi difícil convencer Napoleão de que ele era amigo... Para provar sua gratidão, dá uma garrafa de uísque ao porco... Então seguiram para os negócios falando sobre a falta de ovos no mercado.
Jessie reúne-se com os amigos... Revela a eles que os porcos estão morando na casa e até estão dormindo em camas... Todos se manifestam contrariamente, pois lembram as regras do Animalismo. Logo aparece Squealer e justifica dizendo que os porcos são “o cérebro da fazenda” e precisam de lugar adequado para trabalhar... Um sono mal dormido dos porcos custaria muito a todos... Essas palavras convencem os amigos de Jessie... Enquanto Squealer fazia a sua parte enganando os animais, vemos o porco Napoleão se embebedando com o uísque recebido de Pilkington e se refestelando na cama dos humanos.
Jessie questiona sobre os mandamentos... Squealer diz que “nunca houve um mandamento contra camas”... E sugere que os animais leiam as regras (que ele havia alterado) para notarem que o mandamento é contrário aos lençóis... Triunfante, finaliza dizendo que os porcos “nunca dormem em camas com lençóis”. Os animais se retiram da conversa convencidos de que Napoleão nunca cometia erros.
Pilkington está no bar com os demais fazendeiros e conta a eles os progressos que está obtendo nas negociações com Napoleão... Diz que o convenceu a comprar um silo de cereais... Ri sobre o moinho que construíam... Perguntado sobre os animais que estão sem comer, Pilkington diz que não vê nada de errado... Seu interlocutor retruca dizendo que ele só está se preocupando com o comércio. Jones entra com a esposa, mas logo são rejeitados pelos demais. Enquanto Jones paga uma rodada de bebidas a todos, Jones se retira com sua mulher e segue para o moinho dos animais. Ele está revoltado com o antigo credor e com toda a situação que está enfrentando... Arma uma série de dinamites em volta do estranho moinho, que foi aos ares após a detonação. Até o carro de Jones sofre com uma enorme rocha que voa sobre ele.
Indicação (livre)
Continua...

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas