domingo, 12 de fevereiro de 2012

Filme: A Revolução dos Bichos – Os líderes alteram os princípios do "Animalismo"

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/filme-revolucao-dos-bichos-conflito-dos.html antes de ler esta postagem:


Snowball foi expulso... A campanha realizada pelo fiel Squealer funcionou perfeitamente para que os planos de Napoleão se concretizassem. A propaganda convencia os animais de que Snowball era um traidor e que devia ser eliminado; que a ideia do moinho, “na verdade”, tinha sido de Napoleão, que só havia se oposto para demonstrar que o outro não era digno de confiança; que todos deviam se esforçar ao máximo para concretizar a sua construção; que Napoleão era um grande líder... Havia a intimidação, já que a guarda especial comandada por Pincher mostrava-se sempre ao lado de Napoleão nas ocasiões em que este aparecia para apresentar novidades.
O trabalho pesado teve início... Como sempre, Boxer se empenhava ao máximo... Os cães faziam a vigilância enquanto os porcos mantinham-se à parte, na antiga sede da fazenda. O estranho moinho tomava forma graças ao exaustivo trabalho dos operários... Cansados e famintos terminavam o dia, porém empolgados com sua obra... A Revolução era uma realidade.
Ao longe Pilkington insistia em sua escuta... Até que notou que os animais estavam se comunicando como os humanos... Isso o levou a crer que poderiam “negociar”, mas o velho Jones não concordou com isso e disse que se tratava de algo imoral. Pilkington o fez notar que ele não tinha como argumentar, pois não honrou sua propriedade... Não tinha autoridade para definir o que devia ou não ser feito... Teve início uma ruptura séria entre os dois, já que Pilkington esbravejou dizendo que o velho Jones e a esposa estavam arruinados e não tinham moral nenhuma em meio aos fazendeiros locais.
É Jessie que nota que há movimentação na casa da fazenda... As luzes permaneciam acesas durante a noite, então ela segue para espiar pela vidraça. Vê que os porcos estão se comportando como gente! Sua primeira indignação é com o fato de os líderes estarem infringindo os princípios do Animalismo. Ela é surpreendida pela guarda de cães, e são seus próprios filhotes que partem para cima dela... Ela tenta escapar, mas Squealer surge à sua frente dizendo que ela está em área “fora dos limites”... Jessie responde que estava passando e foi surpreendida pela guarda...
Não, não vira nada de interessante... Voltaria ao celeiro. Durante a noite Squealer alterou os princípios do Animalismo que haviam sido inscritos na madeira do celeiro por Snowball. Onde se lia que nenhum animal deveria dormir numa cama, ele emendou “com lençóis”.
Pilkington chega à fazenda para “negociar” com o líder Napoleão. O porco convida o visitante a entrar em casa... Muito polidamente, o homem trata o animal como “meu rapaz”... Napoleão sente-se lisonjeado com a gentileza do outro...
Jessie nota que as palavras do velho Major praticamente não faziam mais sentido, ainda assim eles receberam a tarefa de construir uma grande estátua em sua homenagem. A inauguração marcada pelos discursos de Napoleão surpreendeu pela novidade que revelou a respeito da necessidade de realizarem comércio para garantir o sustento e prosperidade da fazenda... É claro que isso era resultado das negociações com Pilkington. Boxer lembrou a orientação do velho Major em relação a nunca fazerem comércio... Napoleão replicou dizendo que ninguém precisava se preocupar com isso, já que ele assumiria pessoalmente a tarefa. O local onde Major caíra morto foi “sacralizado”... Jessie percebe que todos os atos estavam sob a vigia “do fundador da crença”... Sua carcaça em decomposição foi fincada no alto de uma estaca e, assim, permanentemente exposta... Era algo repugnante, mas Napoleão sentenciou que “apenas os criminosos temeriam a presença de Old Major”. Logo todos estão reverenciando o monumento (as ovelhas à frente) e gritando “vida longa à fazenda animal!”
Continua...
Indicação (livre)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas