quinta-feira, 5 de maio de 2011

Plano de aula contemplando análise de imagens e poema de Rui Ribeiro Couto

Descobri, entre antigos arquivos, este plano de aula contemplando a temática desenvolvida neste blog nos últimos dias (industrialização, urbanização, formação do operariado, movimentos sociais...). No ano passado destaquei aqui um poema de Ribeiro Couto (no dia 12/outubro). Você pode acessá-lo em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2010/10/poema-de-rui-ribeiro-couto.html.
A aula planejada propõe a análise de imagens que fazem referência à industrialização, além do estudo do poema. Há algumas questões para organizar um roteiro de discussão e/ou uma avaliação do desenvolvimento dos estudos. Não é difícil notar que essa aula pode se relacionar a outras em que o texto de M. A. G. de Decca (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/05/consideracoes-sobre-industria-trabalho.html) seja estudado.


O plano:
Uma aula: Estudo de imagens diversas que fazem referência à industrialização e, posteriormente, de poema de Rui Ribeiro Couto. Discussão em torno de questões propostas.
Das questões propostas: “Que tipo de sentimento as imagens de fábricas e cidades industrializadas nos evocam?”; “Qual a relação que podemos fazer entre as fábricas e a ‘São Paulo ameaçadora’ que aparecem no poema?”; “Quais as possíveis comparações que podemos fazer entre os bairros proletários e os bairros burgueses?”.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas