domingo, 29 de maio de 2011

Filme: Treze Cadeiras - Segunda Parte

Talvez seja interessante você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/05/filme-treze-cadeiras-primeira-parte.html antes de ler esta postagem.


Na alta madrugada, Bonifácio segue para a boate onde Ivone trabalha... Na verdade ele não sabe que ela é dançarina no lugar. Seu ofício não era dos mais apreciados pelas tradicionais e endinheiradas famílias, é por isso que ela não revelou tudo sobre si ao potencial milionário. Esse esclarecimento é necessário porque a cena na boate é exemplar... Embriagado, e não sabendo onde encontrar a moça no ambiente, Bonifácio sai trombando vários clientes acomodados em suas mesas, causando um transtorno terrível. Enquanto isso, Ivone está se apresentando no palco. Ao reconhecê-la, entra em cena e a confusão aumenta. O público local se diverte porque uma sucessão de trapalhadas ocorre no palco. O desfecho da cena é a entrada desesperada de Bonifácio no camarim de Ivone. Ele consegue deixar os papéis picotados, mas está sendo perseguido pela gerência do lugar porque causou um prejuízo tremendo à casa. Bonifácio está capturado e deve ser encaminhado à delegacia, mas Ivone (depois de juntar os papéis e saber da boa notícia) intervém em seu favor.


Ivone se compromete a arcar com os prejuízos e demonstra interesse por Bonifácio. Mas ela fica desapontada ao saber que as cadeiras já não estão em seu poder. A situação se complicou quando, no dia seguinte, a dupla ficou sabendo que as cadeiras já não estavam na loja em frente à mansão. Elas foram parar em uma casa de penhores (ou coisa parecida). Imediatamente seguem para o local, mas ficam sabendo que restam apenas três (as demais já haviam sido compradas). Ivone paga pelas três, mas um mandato judicial impede que as três cadeiras sejam levadas... O estabelecimento está sendo liquidado... Os dois procuram, então, saber do paradeiro das outras dez cadeiras. Decidem recuperá-las a todo custo.
Temos uma sequência muito interessante. Para entrar em contato com as cadeiras, os dois se metem em situações encrencadas. Passam por uma butique de roupas finas (na imagem colada ao lado), por um show de mágicas, por uma discussão entre um casal de velhos, por um consultório ginecológico... São várias ocasiões engraçadas em que acabam chegando ao objeto de desejo, abrindo o assento e verificando se em meio à palha está o cobiçado dinheiro. Sem sucesso, percebem que o dinheiro só poderia estar em uma das Três cadeiras que foram a leilão. É claro que decidiram participar... Mas são tão enrolados que os dois fazem ofertas umas mais altas que a do outro. O pior é que participaram da disputa de um lote que não era o das cadeiras, e sim de uma escultura! Mais uma vez tiveram de persegui-las.


Nessa parte final vão parar no morro em que uma escola de samba faz homenagem à rainha do samba... Seu trono é exatamente uma das cadeiras. Muito engraçado ver Oscarito se apresentando como repórter gringo para cobrir o evento e tentando descobrir o dinheiro “por baixo” da cadeira... A penúltima cadeira estava em uma casa localizada em uma rua de habitações muito semelhantes... Enquanto Bonifácio se dirige a uma casa que está pegando fogo ( e acaba salvando um cãozinho), Ivone foi à casa em que a cadeira estava e descobriu que não era a “recheada”. Como não poderia deixar de ser, o dinheiro estava na última cadeira, que foi instalada em um escritório. Elaboraram um plano que levaria Ivone a atirar a cadeira pela janela... Bonifácio estava muito maltrapilho devido à sua última aventura... Sentindo-se perseguido, retira-se do local, mas Ivone cumpriu sua parte. Porém, no exato momento, havia um caminhão estacionado bem no local onde a cadeira foi atirada... O caminhão estava mesmo recolhendo donativos para um orfanato... Os dois se separam... Ivone sentia que perdera muito dinheiro com Bonifácio... Este, por sua vez, seguiu faminto e sem destino pelas ruas da antiga capital.

Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/05/oscarito-o-comico-das-multidoes.html
Indicação (14 anos)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas