segunda-feira, 16 de maio de 2011

Referência a "Eneida", de Virgílio, no início de "História do Medo no Ocidente", de Delumeau

Nos últimos dias resolvi que deveria retomar a leitura de História do Medo no Ocidente, principalmente depois do publicado em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/05/historia-do-medo-no-ocidente-1300-1800.html. De início resolvi apenas folheá-lo... Mas percebi uma referência interessante sobre Virgílio e o seu Eneida. Vocês devem saber que recentemente este blog tratou de uma adaptação realizada por Gustav Schwab (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/05/consideracoes-sobre-as-mais-belas.html)... Então achei pertinente registrar aqui as relações entre essas postagens anteriores.
Vejam,
Em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/05/historia-do-medo-no-ocidente-1300-1800.html citei que “o medo não era uma sensação para os príncipes e nobres. A literatura registra isso... A esses estavam reservadas situações que exigiam bravura, heroísmo... Medo era para os demais mortais, aqueles que passavam a maior parte da vida no estafante trabalho braçal...” Por simples coincidência tratei, depois, das temáticas presentes em As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica – Os Mitos da Grécia e de Roma – Volume III: Odisseu e Eneias... Deixo aqui a referência a Virgílio (Eneida) que aparece à página 14 do livro de Delumeau:
O medo é a prova de um nascimento de baixo (Eneida, IV, 13).

É preciso deixar claro que essa discussão não para aí... Até por isso estava decidido a postar outras considerações sobre o livro de Delumeau. Resolvi reler o texto. Mas hoje a professora Kelly, da Sala de Leitura da EMEF Teodomiro, emprestou-me O Menino do Pijama Listrado... Havíamos debatido sobre este livro (nem me lembro quando) e ela achou que eu deveria conhecê-lo. Então a releitura de Delumeau fica adiada, mas não por muito tempo porque a leitura deste livro de John Boyne deve ser bem rápida.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas