quinta-feira, 6 de julho de 2017

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne – da “Coleção eu Leio” – trilhos em áreas montanhosas; Fort Bridger, paisagem cortada por muitos rios, Green River; Aouda descobre que o coronel Proctor viaja no mesmo trem

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/07/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_2.html antes de ler esta postagem:

O trem deixou a estação de Ogden e por aproximadamente uma hora rumou para o norte.
Desde que saíram de São Francisco, Fogg e seus companheiros de viagem avançaram cerca de 1500 quilômetros pelo território americano. Ao chegar ao rio Weber, a composição seguiu em direção ao leste.
(...)
Os passageiros contemplaram os montes Wahsatch... Nas Rochosas é que podia se verificar mais detalhadamente o quanto os construtores da estrada de ferro cuidaram de elaborar o
traçado respeitando os acidentes naturais. Apenas um túnel que mede mais de quatro mil metros foi construído em todo o trajeto! Verne explica que naquele ponto a subvenção do governo americano foi substancialmente maior do que nas áreas de planície.
O ponto de maior altitude da área do Grande Lago Salgado ficara para trás. Depois dele, a composição seguiu numa longa curva até o vale de Bitter Creek. A paisagem local é composta de muitos rios. Uns seguem para o Pacífico, outros para o Atlântico. Algumas pequenas pontes foram construídas para possibilitar a travessia de vários daqueles cursos d’água (como o Muddy e o Green).
Ao que tudo indica, Fix era o passageiro que mais desejava que a localidade fosse vencida o mais rápido possível. Com toda certeza, ele esperava que a viagem fosse concluída o quanto antes. Esperava isso com ansiedade maior do que a do próprio Phileas Fogg, e em seu íntimo temia por acidentes que os impedissem de deixar a América.
(...)
Às dez da noite chegaram à estação de Fort Bridger. Ali não demoraram, pois o trem partiu logo que novos passageiros ingressaram na composição (também havia os que desciam por terem chegado ao seu destino).
Prosseguindo pelo vale de Bitter Creek, vinte milhas mais à frente, a locomotiva chegou ao estado de Wyoming (antigo Dakota). Ali também os passageiros puderam contemplar vários rios que compõem a bacia do Colorado.
Era sete de dezembro.
O trem parou por quinze minutos na estação de Green River.
Neste trecho, a paisagem também estava marcada pela neve... Não se pode dizer que ela chegasse a representar estorvo para a locomotiva, pois, apesar de ter caído com certa intensidade, misturou-se às águas da chuva.
Passepartout entendia que as condições não eram ideais para a velocidade, e por isso lamentou o fato de a “viagem ao redor do mundo” ocorrer durante o inverno. Será que o patrão não podia esperar o verão?
A jovem Aouda permaneceu no vagão, de onde observou o movimento na estação. De repente notou que entre os que se acomodavam no aguardo de nova partida do trem estava o coronel Stamp W. Proctor, aquele mesmo que havia sido grosseiro com Phileas Fogg durante o meeting em São Francisco.
Preocupada, a jovem procurou manter-se oculta aos olhos daquele desafeto. Sem dúvida não queria ser notada. Ela não se dava conta de que já nutria um sentimento especial por Fogg. Não havia dúvida de que quisesse protegê-lo também por isso.
Talvez o acaso tivesse levado o coronel Proctor a viajar no mesmo trem que eles, mas isso não importava. Nos pensamentos da jovem passou a reinar a ideia de que aquele tipo não devia encontrar o seu protetor.
(...)
Quando o trem voltou a percorrer os trilhos, Aouda aproveitou um momento em que Fogg adormeceu para colocar Passepartout e Fix a par da presença do coronel americano.
Fix antecipou-se a dizer que, mais do que Fogg, ele mesmo tinha a intenção de encontrar-se com Proctor. Passepartout intrometeu-se  e acrescentou que também podia se encarregar do tipo.
A jovem quis deixar claro que o senhor Fogg não admitiria que ninguém fosse à forra contra o coronel em seu lugar. Por isso insistiu que era melhor ele nem saber que o tipo também viajava no trem.
Fix e Passepartout entenderam que Fogg e Proctor partiriam para um duelo de consequências imprevisíveis.
O policial refletiu e deu razão à moça.
Nós sabemos que ele não desejava nenhum tipo de complicação que resultasse em maiores atrasos.
Leia: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas