sábado, 1 de julho de 2017

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne – da “Coleção eu Leio” – o fim da palestra de Willian Hitch; das desventuras de Joe Smith, perseguições do Congresso e firme propósito de Brigham Young; só restou Passepartout no final; um pouco sobre o Grande Lago Salgado norte-americano e a região colonizada pelos mórmons

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/06/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_30.html antes de ler esta postagem:

O missionário Mórmon continuou a sua falação mesmo com o esvaziamento do vagão.
Falou mais sobre Joe Smith e a falência que sofreu em 1837... Arruinados e enfurecidos, seus acionistas o untaram com alcatrão e o fizeram rolar em cima de penas... Mas este não foi o seu fim.
Tempos depois ele ressurgiu muito honradamente em Independance , no estado do Missouri. Ali tornou-se chefe de uma comunidade que contava cerca de três mil seguidores. Pessoas más o perseguiram, e foi por isso que ele teve de partir para o “Far West”.
(...)
A essa altura, apenas dez ouvintes acompanhavam a narrativa... Ao permanecerem no vagão 117 tiveram a oportunidade de saber que Smith sofreu ainda muitas outras perseguições até fundar Nauvoo-la-Belle em 1839. Essa comunidade às margens do Mississipi chegou a ter vinte e cinco mil habitantes.
Seus fiéis seguidores o levaram à condição de prefeito, juiz e de “general em chefe”... A posição de Smith era de tal modo favorável que em 1843 candidatou-se à presidência. Todavia, tempos depois caiu em uma cilada em Carthage e terminou preso. No cárcere foi assassinado por tipos mascarados.
(...)
Depois deste último relato, apenas Passepartout permaneceu no vagão com o elder. O missionário encheu-se de energia e procurou mantê-lo ainda mais fascinado pela história do mormonismo. Então passou a explicar que apenas dois dias depois do assassinato de Smith, Brigham Young retirou-se de Nauvoo e partiu para as margens do Lago Salgado.
Aquilo só podia ter sido uma inspiração de profeta! Young se firmou como sucessor e fundou uma nova colônia naquele vasto e fértil ambiente... Justamente no caminho de milhares de migrantes que buscavam as terras da Califórnia! Sem dúvida, os ideais de vida alicerçados na poligamia contribuíram para o florescimento da nova comunidade.
William Hitch explicou que o êxito dos mórmons incomodavam o Congresso, que continuou a persegui-los. Não foi por acaso que enviaram inúmeros soldados a Utah. No momento mesmo em que ele fazia aquela narrativa, Brigham Young amargava a prisão. Mas o missionário fazia questão de garantir que ele e os demais adeptos do mormonismo jamais se cansariam de defender os seus princípios... Passaram a vida sendo expulsos (do Vermont, de Ohio, do Missouri...). Se não pudessem viver em Utah, certamente encontrariam um território livre para armar suas tendas.
(...)
O elder chegou ao fim de sua falação...
Ele olhou fixamente para Passepartout e quis saber se também ele aceitaria fixar sua tenda à sombra da bandeira mórmon.
Imediatamente o francês respondeu negativamente e retirou-se o mais rápido que pôde para não dar chance para mais pregações.

(...)

Por volta do meio-dia e meia o trem atravessava a região noroeste do Grande Lago Salgado... O tempo em que Passepartout estivera entretido na conferência foi de significativo avanço da composição.
Do ponto em que se encontravam, os passageiros puderam avistar a beleza da natureza... O criado de Phileas Fogg ficou sabendo que os americanos também chamavam ao grande lago de Mar Morto e que nele também deságua um Rio Jordão.
Ainda a respeito do Grande Lago Salgado, Verne destaca a bela paisagem composta também de montanhas... Certamente a região selvagem esteve ainda mais coberta por águas salgadas no passado. O fenômeno geológico que ocorreu foi marcado pela “subida das margens”, isso fez a massa do lago concentrar-se numa área menor e mais profunda.
O texto destaca que o lago tem cerca de “112 quilômetros de comprimento e 56 de largura”. Ele se localiza a mais de mil metros acima do nível do mar. O lago Asphaltite (o Mar Morto de Israel) é citado para que algumas comparações fiquem evidenciadas. Destaca-se a sua altitude de 370 metros abaixo do nível do mar.
Evidentemente os peixes que chegam ao Grande Lago Salgado (a partir dos rios Weber, Jordão e outros riachos) não sobrevivem... Apesar disso, não é correto pensar que a salinidade de suas águas impeçam o mergulho humano.
Via-se que os mórmons eram muito bons cultivadores, pois os campos estavam repletos de culturas (milho, sorgo, roseiras e acácias que após o inverno despontariam exuberantes), pastos e animais domésticos.
Leia: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas