segunda-feira, 23 de julho de 2012

Fortaleza dos Reis Magos - Natal

As imagens que seguem são da Fortaleza dos Reis Magos, que foi construída em Natal. Tem esse nome porque data de 6 de janeiro (que marca nas festividades católicas o dia dos reis magos – que seguiram a estrela para adorar o menino Jesus) de 1598. Faz parte do contexto colonial. Devemos destacar aí que entre 1580 e 1640 ocorreu a União Ibérica, período marcado pela união das coroas portuguesa e espanhola sob o domínio dos reis filipinos de Espanha.
A fortificação protegia o cobiçado litoral dos ataques estrangeiros, sobretudo de franceses. Mas foi lugar de combates memoráveis contra os holandeses nos inícios da década de 1630. Poderíamos tratar desses episódios, mas isso fica para outra ocasião.
A visita a este patrimônio de nossa história permite vislumbrar aqueles acontecimentos... Os guias apresentam a fortificação, falam das propriedades da construção, das espessas paredes, dos remanescentes canhões, do vestuário dos soldados, das normas disciplinares, do convívio dos soldados com seus superiores, da capela, do calabouço e as punições... A fortaleza chegou a abrigar cerca de 200 homens... Não é difícil imaginarmos as dificuldades próprias da convivência.
As explicações dos guias levam-nos a notar as estratégias de defesa do lugar.
Seu desenho (que lembra uma estrela, ou até uma figura humana) não é por acaso. O ataque inimigo à entrada principal não tinha como ser encorpado ou ligeiro porque a passagem é estreita e dá num acesso complicado.
No caso de invasão por ali, os inimigos eram atacados com óleo fervente que era despejado do alto. Imaginamos o confronto no interior da construção... A retirada dos inimigos era muito dificultada já que a passagem era baixa, complicando sua mobilidade.
Havia as armas de fogo complicadas de serem carregadas de pólvora. A besta (no local há uma réplica) constituía importante artefato bélico. Na parte superior da capela ficava o depósito de pólvora... Tratava-se de aposta de que os inimigos não atacariam o ambiente sagrado do lugar. Se isso ocorresse haveria uma destruição de grandes proporções.
O alto da fortaleza é local privilegiado de onde se avista o litoral. Lá estavam os diversos canhões... No caso de embate corpo a corpo naquele local, os soldados da fortaleza podiam despachar os inimigos abatidos (ou a serem abatidos) pela passagem que ficou conhecida como a do “menos um” (gritavam aos companheiros do piso inferior ao jogá-los escada abaixo).
O Marco de Touros, de pedra, deixado pelos portugueses em 1501 para registrar sua conquista em terras potiguares, está instalado na fortaleza desde 1976. Este é o mais antigo monumento dessa natureza em nosso país.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas