quinta-feira, 5 de julho de 2012

Filme: Sonhos, de Akira Kurosawa – Outro sonho – estupidez humana; ataques nucleares; ogros

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-uma-vez.html antes de ler esta postagem:


Está tudo retorcido... Vemos um tipo caminhando. Ele é o que “sonha”. Está bem sujo e segue sem convicção por uma paisagem esfumaçada até que encontra outro tipo que se apresenta muito estranhamente. Aquele que chega pergunta se o estranho é um humano ou um ogro.
O estranho responde que acha que é um ogro, mas já havia sido humano... Afirma que tudo o que o outro vê é produto da estupidez do ser humano... O lugar onde estavam era, no passado, lindo, florido... Mísseis e bombas nucleares causaram destruição e transformações.
O tipo estranho segue explicando que a radiação provocou uma mudança assustadora. Para o espanto daquele que “viaja em seu sonho”, ele mostra os efeitos que resultaram em flores estranhas e plantas gigantescas, como vários dentes-de-leão. Ele contou a história do lugar e revelou que a quantidade de chifres na cabeça indicava uma hierarquia entre os ogros. Ele tinha apenas um pequeno chifre, então estava na base da sociedade que surgiu.
Falou que ao anoitecer os ogros (outrora homens) uivam de dores... Então levou o moço para uma visão medonha. Ao longe pôde avistar vários ogros, que estavam em cavernas, gritando desesperadamente... Aqueles demônios de vários chifres sentiam fome e representavam uma ameaça ao recém-chegado. De repente o tom mais amistoso do ogro muda e, ao mesmo tempo em que parte para cima do rapaz, o aconselha a se retirar de uma vez dali...
Na confusa e escura paisagem ele retira-se apressadamente... Fim do sonho.
Indicação (livre)
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/07/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-outro_23.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas