quarta-feira, 25 de julho de 2012

Avanço do mar e destruição; Bag Wall; repercutindo a postagem sobre a problemática em Ponta Negra

A propósito do postado em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/07/praia-de-ponta-negra-avanco-do-mar-e.html, no dia 23 de julho recebi e-mail de Jaime Guimarães Júnior, da equipe do Engenheiro Marco Lyra.
Abaixo está colada a referida mensagem. Sugiro que acessem os links que remetem a propostas desenvolvidas na região Nordeste para a recuperação de sua faixa litorânea. E que pesquisem sobre a tecnologia do dissipador de energia “bag wall”, sua viabilidade e limites...


Prof Gilberto,
Faço parte da equipe do Blog do Engenheiro Marco Lyra, especialista em obras de defesa costeira. Inicialmente gostaríamos de sua autorização para publicarmos seu texto publicado em seu blog |  http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/07/praia-de-ponta-negra-avanco-do-mar-e.html sobre a problemática na praia de Ponta Negra - Natal - RN. Segundo, gostaríamos também de sugerir a leitura dessa matéria do nosso blog falando sobre os avanços na contenção do avanço do mar e recuperação natural da praia do Icaraí - Caucaia - CE | http://marcolyra.blogspot.com.br/2012/06/monitoramento-do-bagwall-no-icarai.html e um outro artigo sobre a recuperação da praia na Ilha da Croa - Alagoas | http://marcolyra.blogspot.com.br/2012/05/ilha-da-croa-bagwall-recupera-faixa-de.html.
www.marcolyra.com.br
Agradecemos seu contato com críticas e sugestões, inclusive de novos artigos sobre o assunto.
Jaime Guimarães Júnior | ASSESSORIA


Respondi (no dia 24 de julho) conforme segue:
Prezado Jaime,
Só agora acessei sua mensagem.
Se o meu texto contribuir positivamente, fique à vontade para utilizá-lo. Mas apenas neste caso.
É claro que não sou especialista. Sendo assim, não consigo vislumbrar como o texto possa contribuir.
Fiquei curioso e acessei o site e o blog que você sugeriu. Li as matérias e vi as fotos. Achei tudo muito animador. Parabéns pelo trabalho.
Por se tratar de “desdobramento” da postagem que fiz, gostaria de repercutir esse seu e-mail, incluindo os endereços de blog e site do engenheiro Marco Lyra. Farei isso se for autorizado por vocês.

Um abraço,
prof.Gilberto


Retorno que obtive no mesmo dia 24:
Caro prof Gilberto,
Agradecemos sua disposição. Pode ficar a vontade para divulgar nossa conversa. Nossa principal proposta é abrir amplo diálogo sobre o assunto. 
Esperamos contribuir ativamente na descoberta de alternativas para solucionar ou pelo menos amenizar os processos erosivos na nossa costa marítima.
Um grande abraço
Jaime Guimarães Júnior


E ainda:
Caro Prof Gilberto,
Postamos um novo artigo sobre a praia de Ponta Negra - Natal - RN
http://www.marcolyra.blogspot.com.br/2012/07/sos-ponta-negra-caminhos-para-solucao.html
Sugerimos que publique no seu blog. O artigo é de autoria do Marco Lyra, escrito especialmente sobre a problemática.
Um grande abraço



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas