terça-feira, 21 de junho de 2011

Filme: A Carrocinha - Última Parte


Talvez seja interessante você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/06/filme-carrocinha.html antes de ler esta postagem:

O veículo de Jacinto, um caminhãozinho, foi destinado a outras tarefas: transportar podas de árvores, porcos, uma banheira velha... O padre Simão solicita a Jacinto que traga de Pirapora uma imagem de Santo Antônio, o santo casamenteiro... Em seu retorno, numa noite chuvosa, Jacinto acaba atolando o caminhãozinho. Sua sorte é que estava nas proximidades do rancho de Salvador. Nesta noite, pai e filha ajudam Jacinto a retirar o veículo da lama... Jacinto consegue revelar à Linda os seus sentimentos.
A popularidade de Jacinto era crescente... Políticos locais se aproximaram dele. Acabou convidado pelo Esporte Clube Brioso a se tornar o líder da torcida do time de Sapiranga. Temos uma sequência interessante, que é a do jogo entre o Brioso e o Pirapora... Jacinto exerce a liderança com os “gritos de guerra” característicos da época... Vitória do Sapiranga e, em seguida, festa na sede do clube... Jacinto canta Cai Sereno Cai (postado em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/06/cai-sereno-cai-na-interpretacao-de.html).
Jacinto decide pedir a mão de Linda... Uma confusão se estabelece porque o velho Salvador persegue Jacinto de espingarda carregada. Um trecho muito engraçado... No final tudo acaba bem, mas Jacinto percebe que casamento é ocasião de muitas despesas... Ele sabe que o seu ordenado é muito baixo, então não tem outra saída a não ser pedir aumento ao prefeito.
Juca Miranda faz um acordo com Jacinto... Para cada cachorro capturado, aprisionado e “executado”, ele receberia uma quantia extra. A maior dor de Jacinto estava no fato de ter de levar os bichos à morte. Mas não havia outro jeito... O prefeito acertou uma burocrática organização para ter certeza de que os animais estariam sendo capturados e eliminados para, só depois dos carimbos em fichas individualizadas, pagar o prometido ao Jacinto.
Jacinto, então, passou a perseguir os animais... Ele, que era querido pela comunidade, tornou-se odiado... O prefeito foi questionado por todos sobre as últimas medidas em relação à cachorrada, mas ele forjou um cenário positivo, mostrou que os animais eram bem tratados...
A ideia de Jacinto foi presentear a noiva com os cães que capturava, dessa forma, além de receber o dinheiro do prefeito, ficava com a consciência tranquila, já que livrava os animais da morte... Só que aos poucos a situação ficou insustentável no rancho... Salvador não teve outra saída a não ser encaminhar-se para a cidade, onde ficou sabendo toda a verdade sobre o laçador de cães, fica sabendo também que o futuro genro não é um sargento. Mas o pai de Linda não se abala... Mantém a palavra dada, mantém o casamento da filha com Jacinto que, se perder o emprego na cidade, terá uma enxada a esperá-lo no sítio.

O casamento ocorre num dia de jogo do Brioso contra os Gigantes... O time de Sapiranga está irreconhecível e toma uma goleada... Na falta de jacinto, era o cachorro Biriba que poderia animar a torcida... Mas até este animal havia sido capturado... A torcida revoltada segue para a igreja para linchar o noivo... A surpresa de todos ficou por conta da chegada dos cães que conseguiram escapar do sítio e seguiram sãos e salvos (graças a Jacinto) para os antigos donos. O final é de felicidade para todos.
Indicação (livre)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas