sábado, 4 de junho de 2011

Citação de Heródoto sobre os egípcios em “Orientações Curriculares – Expectativas de Aprendizagem para a Educação Étnico-Racial”

Os textos contidos nessas Orientações, documento da Secretaria Municipal de Educação - cidade de São Paulo, trazem as expectativas de aprendizagem para a educação étnico-racial à luz da Lei 10639/03, que torna obrigatórios os estudos de história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino público e privado de nosso país. Os textos remetem-nos a algumas reflexões sobre o que se trabalha (ou não se trabalha) nas escolas em relação à África e à cultura de nosso povo... Também sobre a necessidade de proporcionarmos ações afirmativas que garantam condições mais dignas para todos, respeito e valorização de nossa diversidade...


As interpretações preconceituosas devem ser combatidas. As Orientações trazem um vasto conteúdo, com citações de diversos autores, que servem de base para um estudo mais apurado sobre o passado africano, sobre as diversas contribuições africanas em todos os setores, ao mundo inteiro e, particularmente, ao nosso povo.
Já que por esses dias tratei um pouco de citações de Heródoto acerca do Egito antigo, deixo por hoje mais essa que aparece à página 43 do referido documento.


Elisa Larkin Nascimento, em Introdução às Antigas Civilizações Africanas, menciona considerações do conde Constantino Volney (1757-1820), político francês, contemporâneo da Revolução Francesa e do Império Napoleônico, estudioso das línguas orientais e membro da Academia Francesa. É Volney quem cita Heródoto:
E quanto a mim, julgo ser os colchianos uma colônia dos egípcios porque, iguais a estes, são negros de cabelo lanudo.


Temos aí a afirmação do historiador grego sobre os antigos egípcios serem verdadeiramente negros... Essa passagem de Heródoto contraria as várias intenções de apartarem o Egito e sua brilhante civilização do continente africano... Muitas vezes representam os egípcios como tipos claros em filmes e gravuras. Devemos esclarecer que isso é um erro.

Sobre a citação de Heródoto, Volney complementava:
(...), os antigos egípcios eram verdadeiramente negros, do mesmo tipo que os africanos. (...) Pensem só, que esta raça de negros, hoje nossos escravos e objeto de nosso desprezo, é a própria raça a quem devemos nossas artes, ciências e até mesmo o uso da palavra!

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas