quinta-feira, 2 de junho de 2011

Frase de Heródoto e o trabalho no Antigo Egito

O fragmento de Heródoto postado ontem em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/06/consideracoes-de-herodoto-sobre-o-egito.html leva-nos a imaginar que a vida às margens do Nilo era das mais fáceis... Seria apenas uma questão de sulcar a terra, aguardar as cheias e o retorno das águas ao seu leito normal para, enfim, semear e aguardar a época da colheita... É Caminos quem nos adverte que os juízos de Heródoto acerca da vida no Egito são produtos (mais) de seu conhecimento sobre as dificuldades para a plantação, e das durezas da vida em seu país montanhoso e nem um pouco generoso em relação à produtividade...

A frase mais conhecida é aquela O Egito é uma dádiva do Nilo, que leva muitos a crerem que o Egito e a vida local ocorrem graças ao Nilo. De fato, não está incorreto dizer que se não fosse o rio não haveria civilização ali... Mas temos de levar em consideração o esforço egípcio na construção de obras diversas que garantiam a irrigação e a contenção da água nos pontos mais vulneráveis, onde as cheias poderiam inundar povoados inteiros, dizimando suas populações. Na imagem temos uma representação do trabalho na agricultura com um shaduf (instrumento utilizado na irrigação dos campos) em operação.
Então, em vez de “vida fácil”, os egípcios enfrentavam muitas dificuldades em sua sobrevivência e trabalhavam pesado para saná-las.


Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas