sábado, 18 de junho de 2011

Considerações sobre o capítulo VI do Manual de Sociologia de Jay Rumney & Joseph Maier - Conclusão e uma bibliografia

UMA CONCLUSÃO
A introdução que elaborei em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/06/consideracoes-sobre-o-capitulo-vi-do_15.html revela parte do que considero ter concluído com a leitura do texto. Está claro que a Família é o núcleo básico da sociedade. Ela reproduz os mecanismos de poder existentes. O ser humano busca resolver suas necessidades elementares no gregarismo.
A família é a célula primeira que, na sociedade em que se encontra inserida, participa da nossa formação. A sociedade é a extensão dos diversos lares. A garantia de segurança e de identidade aumenta os vínculos familiares. O Estado foi instituído historicamente e foi também uma necessidade. O Estado já foi muito mais centralizador... Liberdades e garantias individuais estiveram, em determinados momentos, limitadas ou proibidas.


Os Estados atuais garantem a proteção à propriedade privada. No entanto, há muito que ser feito para minorar as injustiças sociais, a má distribuição da renda... Principalmente depois do colapso do bloco socialista, os neoliberais garantem que não há mais outro modelo a ser buscado, pois a humanidade já atingiu o seu momento ideal de organização. Não é bem isso o que verificamos. Há muito que ser feito... Até porque é muito difícil vivermos felizes, e realizados, numa sociedade injusta, violenta e formada por pessoas infelizes e excluídas.


UMA BIBLIOGRAFIA

·         “Manual de Sociologia”. Humhey, Jay & Maier, Joseph
·         “Reflexões sobre o socialismo”. Tragtenberg, Maurício. Editora Moderna,1986
·         “Os socialismos utópicos”. Vários autores. Círculo do Livro, 1977
·         “O que todo cidadão precisa saber sobre Comunismo”. Paulo Netto, José. Global editora,1986
  . “Caros Amigos” – textos diversos da revista – notadamente o do “Le Monde Diplomatique”, página 16, edição de novembro de 2000.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas