quarta-feira, 1 de junho de 2011

Considerações de Heródoto sobre o Egito e o Nilo

Em Caderno 1 de Atividades dos alunos de 1º ano do Ensino Médio (SEE) é apresentado um fragmento do historiador grego Heródoto acerca da agricultura no antigo Egito. Em O Homem Egípcio, livro de Sergio Donadoni (com tradução de Maria J. V. de Figueiredo) este fragmento aparece no capítulo O camponês. Donadoni o retoma a partir de considerações de Ricardo Augusto Caminos.
Segue o fragmento:

Em todo o mundo, ninguém obtém os frutos da terra com tão pouco trabalho. Não se cansam a sulcar a terra com o arado ou com a enxada, nem têm nenhum dos trabalhos que os outros homens têm para garantir as colheitas. O rio sobe, irriga os campos e, depois de os ter irrigado, torna a baixar. Então, cada um semeia o seu campo e nele introduz os porcos para que as sementes penetrem na terra; depois, só tem de aguardar o período da colheita. Os porcos também lhes servem para debulhar o trigo, que é depois transportado para o celeiro.


A leitura do fragmento, relacionada a outros dizeres sobre o rio Nilo e o Egito, pode nos levar a imaginar que a vida na região era das mais fáceis... Para a próxima postagem pretendo tecer alguns comentários sugeridos pela proposta.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas