sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Viagem ao céu, de Monteiro Lobato. Terceira Parte

Talvez seja interessante você acessar (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/02/viagem-ao-ceu-de-monteiro-lobato_03.html ) antes de ler a postagem deste dia:

Depois que Pedrinho foi atirado à escuridão do espaço, Emília e Narizinho ficaram sem grandes expectativas em relação ao que podiam fazer... Seguiam como passageiras daquele pequeno cometa. Aconteceu, então, algo terrível: Um cometa bem maior atraía aquele em que elas viajavam... O choque foi inevitável.

As duas foram atiradas à superfície do cometa maior e ficaram um bom tempo desacordadas... Ao se recuperarem encontraram o Burro Falante, que ainda estava preocupado com o dragão, mas foi logo querendo saber também do paradeiro de Pedrinho e da Tia Anastácia. A surpresa ficou por conta de terem encontrado, também naquele cometão, um anjinho com a asa quebrada. Ele é descrito como portador de uma delicada voz, louro e de olhos bem azuis... Emília cativa a criatura e demonstra sua pretensão de levá-lo ao Sítio, onde ensinaria tudo sobre os animais e vegetais... O maior regalo que recebeu foi mesmo uma bala bem doce que havia trazido do Sítio. Por fim encontraram Pedrinho também. Ele disse que caiu no cometa, que logo adivinhou ser o de Halley. Pouco trataram sobre isso, já que suas atenções caíram sobre o anjinho.


Nossos personagens decidiram que deviam prosseguir viagem. Enquanto discutiam se deviam ir para este ou aquele planeta, Pedrinho apresentava as características básicas de cada um. Optaram por seguirem para Saturno. O menino nomeou cada uma de suas luas. Sabiam que ficariam maravilhados com os famosos anéis daquele astro, assim, fazendo uso do pó mágico, chegaram a Saturno.

Neste planeta encontraram os saturninos (habitantes locais) e com eles conversaram. Ficaram espantados com sua inteligência avançada e capacidade de acompanhar os acontecimentos a uma distância imensurável. Tanto é que sabiam de todos os passos que os aventureiros haviam dado desde que iniciaram sua viagem. Os saturninos demonstraram ser muito mais evoluídos que os terráqueos também em relação à sua alimentação, que se baseava na luz solar... Foram os saturninos que informaram a eles que sabiam que a Dona Benta vivia no Sítio a suspirar de dor pela ausência de todos. A maior diversão que tiveram foi patinar nos anéis do grande planeta, mas decidiram que já era tempo de retornar.

O pó de pirlimpimpim levou todos à Lua para resgatar a Tia Anastácia. Logo que se encontraram, a velha cozinheira demonstrou espanto ao vê-los. E ainda acompanhados por um anjo que os acompanharia até o Sítio! Ela falou sobre a bondade de São Jorge, que muito apreciava os quitutes que fazia, e sobre o dragão, que ainda despertava muito medo nela.

Certa tarde Dona Benta recebeu visita de astrônomos... Eles apareceram para pedir que ela tomasse providências, pois com seus modernos telescópios perceberam certas perturbações no Sistema Planetário. E tudo indicava que eram os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo que estavam “fazendo estripulias” no éter. De sua parte, Dona Benta soltou um berro na direção do céu, exigindo que sua “cambada” retornasse imediatamente.

O grito da avó alcançou as crianças enquanto conversavam com São Jorge na Lua. Estavam mesmo dispostos a retornar. Faltava apenas decidir uns cálculos para encontrar também o Doutor Livingstone, que devia estar na órbita da Lua. Aspiraram o pó mágico e desapareceram... Pedrinho pegou o Doutor pelos pés. E tudo acabou bem... O retorno ao Sítio foi marcado pelo encontro com os astrônomos... Emília, sempre a mais assanhada, resolveu demonstrar a eles que estavam mais sabidos graças à viagem que fizeram e aos encontros e conversas com São Jorge e os saturninos... Foi bem divertido... E é claro que os ingredientes para uma nova aventura estavam dispostos.

Leia: Viagem ao Céu. Editora Globo.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas