terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um trabalho na semana do Folclore da EMEF Teodomiro Toledo Piza - 1995 - relato

Vamos relatar um pouco sobre o que foram aqueles dias de trabalho em 1995 e que resultaram na produção da encadernação postada no dia de ontem.

Os professores da EMEF Teodomiro decidiram realizar uma exposição em comemoração ao Folclore a partir dos trabalhos que seus alunos realizassem. Lembro-me de alguns colegas daquela época: Antônia (Geografia), Aparecida Yano e José Lairte (Ciências), Maria Alves (Fundamental I), Natalino (Matemática)...

Trabalhei com dois grupos de alunos (5ªF & 6ªC) e a minha proposta foi a de uma experiência com História Oral. Tratamos o Folclore como Cultura Espontânea, que é o que, no final de contas, ele representa. Os alunos elaboraram entrevistas que podiam conseguir com os familiares mais próximos e vizinhos mais antigos. Foram três tópicos selecionados: “Medicina Caseira”; “Simpatias”; “Causos aterrorizadores”.

Ao final desse processo tínhamos um vasto material que precisamos separar de acordo com os temas abordados. Optamos por encadernar os textos que foram datilografados (vejam só!). Organizamos dois exemplares, cada um com umas 50 páginas. Um deles ficou comigo e o conservo até hoje, o outro ficou com a Sala de Leitura da EMEF. Outro dia tentei encontrá-lo... Acho que não existe mais.

Os alunos organizaram uma espécie de cozinha camponesa no dia da exposição. Foram desenhados tijolos em cartolinas e elas foram agrupadas de modo que se formasse um fogão a lenha. Sobre ele colocamos uma chaleira com gelo seco... Tinha-se uma impressão de que algo fervia... A encadernação estava exposta numas bancadas em que os alunos serviam chás aos visitantes. Os pais curtiram bastante porque sabiam do trabalho que os filhos vinham elaborando e puderam ler nos textos a citação sobre sua colaboração nas entrevistas. Tiraram fotos da exposição. Pode ser que alguém possua um registro daqueles. Se eu tivesse algum, digitalizaria e anexaria nesta postagem...

Vamos ver se, para amanhã, posto o texto que elaborei para a apresentação da encadernação.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas