domingo, 6 de fevereiro de 2011

Considerações sobre Rubem Fonseca e o seu livro "Agosto"

Já que escrevi tanto (ontem) sobre O Seminarista, acho que hoje posso relatar algo sobre o seu autor. Rubem Fonseca é um premiadíssimo escritor brasileiro. Nasceu em 1925 e, pelo que consta, O Seminarista foi o 25º livro dele. É um autor de muitas crônicas, novelas e romances. Até então eu só havia lido Agosto, que tem uma trama policial paralela aos episódios de 1954, desde o atentado ao jornalista Carlos Lacerda e as investigações que chegavam cada vez mais próximas dos homens ligados ao presidente Getúlio Vargas, até o suicídio em 24 de agosto. Por se tratar de um romance que prende a atenção do leitor do início ao fim, fazendo várias referências à história política de então, sempre falo deste texto e o indico aos alunos.

Tendo sido comissário de polícia e se formado em Direito, é quase natural que várias obras de Fonseca façam referências a episódios policiais e a tipos que se envolvem em crimes, vítimas, investigadores... Uma das imagens que selecionei para esta postagem apresenta os livros de Rubem Fonseca que tenho aqui em casa. Minha esposa, a Ângela, é que se tornou uma leitora quase fiel dos textos de Fonseca.



Em Agosto, como já indiquei anteriormente, temos uma trama fictícia, cujo personagem principal é o comissário de polícia Alberto Matos.
Ele vive vários dramas pessoais e profissionais, sempre acompanhados de uma intensa “queimação estomacal”... Seus dramas se entrelaçam à História real da qual participam personalidades públicas: Vargas, o irmão Benjamim, a filha Alzira, o tenente Gregório Fortunato (que participou do atentado a Carlos Lacerda), o ministro Tancredo Neves, além de muitos outros políticos e militares ligados à Aeronáutica...


Leia: Agosto. Editora Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas