sábado, 27 de novembro de 2010

Capítulos 2 & 9 de Gênesis - versículos selecionados

Estou destacando esses dois fragmentos de Genesis. Versículos dos capítulos 2 e 9 são citados em exercícios do volume 1 de atividades - 2º do Médio. Aqui trouxe mais textos do que os que lá estão propostos. Fiz isso para evidenciar ainda mais as relações do mapa de Isidoro de Sevilha com a fundamentação bíblica.

Pode ser interessante acessar:


É claro que o trabalho com essa temática pode demandar discussões diversas como, por exemplo, as narrativas sobre um Éden e um Dilúvio universal também em várias mitologias... Outras ainda, mais complicadas, são as que geram debates sobre "criacionismo" e "evolucionismo"...

Isso é outro assunto...

Gênesis 2 (10-14)

E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo.

O nome do segundo rio é Giom: este é o que rodeia toda a terra de Cuche.

O nome do terceiro rio é Tigre: este é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates.


Gênesis 9 (16-19)
E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.
E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.
E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.
Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas