quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Considerações sobre As lutas do povo brasileiro - de J.J.Chiavenato


Para hoje decidi citar algo sobre um livro de Júlio José Chiavenato.
Trata-se de As lutas do povo brasileiro, mais precisamente a parte que faz a abertura do livro... Pelos meus cálculos já faz uns dez anos que selecionei esse material para trabalhar com meus alunos, mas também devo confessar que faz um bom tempo que não o retomo... Ele continua bem atual... O ENEM deste ano apresentou questão em que trechos de Chiavenato foram citados.
O que trato aqui tem uma continuidade, que pretendo publicar amanhã.
O historiador tornou-se bastante comentado depois que escreveu sobre a Guerra do Paraguai, quebrando alguns mitos e provocando discussões acerca de patriotismo e Positivismo.
Em As lutas do povo brasileiro, Chiavenato apresenta conflitos diversos em que o povo partiu para movimentos sociais em legítima ação - muitas vezes desesperadora, em diversos momentos (desde a colonização até o movimento de Canudos) – de defesa de seu direito de existir.
As páginas 5 e 6 do livro apresentam um texto que deixa claro a que o livro veio. Temos uma reflexão acerca da "ausência" do povo nos livros de História... Percebemos frases e feitos de homens e mulheres ilustres... É como se a abolição dos escravos tivesse sido obra apenas da princesa Isabel... Ou ainda que, apenas o fato de d. Pedro gritar às margens do Ipiranga tenha sido suficiente para tornar o nosso país independente... É como diz o texto: "nos livros de História o povo quase nunca aparece".
As reflexões seguem... A historiografia oficial destaca os heróis, aqueles que pertencem a uma elite capaz de trazer a liberdade e o que é bom a todos. Isso tem colaborado para a construção de uma definição negativa do que venha a ser o povo, suas manifestações e o seu caráter... Quer dizer, fica a ideia de que o povo não é capaz de fazer História e dela não faz parte, já que é preguiçoso e despreparado.
O autor nos provoca... Não há História sem povo! Mas o culto ao "herói" e aos "grandes fatos" tem sido muito útil àqueles que se perpetuam no poder... Isso tem possibilitado a opressão que a maioria sofre há tanto tempo.
Um abraço,
Prof.Gilberto
Leia: As lutas do povo brasileiro: do descobrimento a Canudos. Editora Moderna.

Páginas