segunda-feira, 22 de novembro de 2010

No tempo das primeiras fábricas - uma sugestão de leitura para o Ensino Fundamental

Em dias de postagens que nos remetem a textos que publiquei no blog da EMEF Teodomiro, segue mais este, que foi publicado no dia 1 de outubro. O título da publicação é Livro legal.

É uma sugestão de livro para a meninada de Ensino Fundamental... Mas as dicas valem para os marmanjões também... Quando li este material pela primeira vez fui logo relacionando-o ao Germinal, romance maravilhoso de Emile Zola. Quem sabe, entre aqueles que tiverem a curiosidade de pegar e ler esse No tempo das primeiras fábricas, alguém possa, no futuro, ler O Germinal e fazer as mesmas relações.

Segue aquela publicação:

Gostaria de indicar a vocês uma leitura bem legal. Trata-se de “No tempo das primeiras fábricas”.
Este livro da Editora Scipione, disponível na Sala de Leitura de nossa escola, faz parte da coleção “Crianças na História”, e foi escrito por Ginette Hoffmann e Patrice Coupry.

A leitura é fácil e agradável. O material é repleto de figuras e, de fato, baseado em textos clássicos. Em poucas palavras, podemos dizer que este tema importante da História (Revolução Industrial) está acessível porque parte do ponto de vista das crianças daquele tempo.
A narrativa permite conhecer a situação precária das primeiras fábricas e a exploração que mulheres e crianças sofriam em ambientes baixos, escuros e alagados por causa do vapor das máquinas... Mostra a extração nas perigosas minas de carvão com explosivos... E como os trabalhadores se organizavam para lutar por melhores condições de vida e de trabalho.

Mas se continuar detalhando tanto o livro, você não terá tanta curiosidade em lê-lo. Então... Você sabe onde encontrá-lo. Boa leitura.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Leia: No tempo das primeiras fábricas. Editora Scipione.

Páginas