domingo, 14 de novembro de 2010

Sobre o 15 de novembro

Por hoje estou postando este texto que faz algumas poucas e simples referências ao feriado de amanhã. Fiz este texto para o blog da EMEF Teodomiro, onde será postado amanhã, e quero compartilhar aqui... Não quero nada de muito factual, mas a meninada tem umas demandas assim, de querer entender as relações dessas datas todas com a nossa História.

Hoje é feriado. Feriadão... Dia de curtir a família, os amigos, um passeio ou um descanso merecido das tarefas do dia-a-dia.

Hoje comemoramos a Proclamação da República em nosso país.

Muita gente ainda confunde a data ou o episódio histórico celebrado no dia de hoje... Para um melhor entend
imento temos mesmo de recorrer à História de nosso país. Não tem outro jeito.

Nessa data, em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. Até então o nosso país era uma Monarquia e Pedro II era o rei desde 1840. Antes, o Brasil teve o governo de Pedro I (1822-1831). Ainda há uma longa História da Monarquia em nosso país, mas isso e outros assuntos (as transformações sociais e econômicas da época, os grupos que se envolveram no processo de derrubada da Monarquia) ficam para outras ocasiões. A imagem ao lado é de Pedro II

Então, uma primeira constatação que se deve fazer é exatamente essa: houve uma mudança na Forma de Governo. Antes havia a Monarquia... A partir da proclamação de Deodoro, o rei teve de deixar o Brasil... Se você fizer uma pesquisa verá que desde a Proclamação o nosso país já teve vários presidentes... Nem todos eles foram escolhidos por voto direto da população, como acontece nos dias de hoje.

Uma das mais importantes significações da República como Forma de Governo é exatamente a de que o poder (governo) é definido pela vontade do povo; dizemos
que o poder emana do povo. Ao tempo da Monarquia esse poder não era assim definido porque dependia da hereditariedade, quer dizer, além de o rei governar enquanto tivesse saúde e vontade, todos já sabiam quem seria seu sucessor.

Outra importante significação da República é a de que ela trata de administrar o que é público, o que é do povo. Então, nada como escolhermos diretamente, através do voto, aqueles que governam e administram a coisa pública. Não é mesmo?
A imagem à direita é do Marechal Deodoro da Fonseca, numa referência ao episódio da Proclamação de 15/11/1889




Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas