terça-feira, 1 de janeiro de 2019

“Aula Magna com Stalin” – Segunda Parte – um pouco sobre a peça de David Pownall

Talvez seja interessante retomar https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2018/12/aula-magna-com-stalin-primeira-parte-um.html antes de ler esta postagem:

Bom ano a todos!

“Aula Magna com Stalin” (originalmente “Master Class” – 1983)

Então, em síntese, assistimos à reunião que ocorreu em janeiro de 1948, às vésperas do Primeiro Congresso de Compositores da União Soviética.
O ambiente de encenação é resultado da imaginação de David Pownall.
O encontro em questão é aquele citado inicialmente por Ehrenburg em suas memórias... Jdanov recebe Prokofiev e Shostakovich em um amplo escritório repleto de caixas escuras onde estão inscritos nomes de músicos e outros destacados artistas perseguidos pelo regime stalinista.

Os compositores não escondem seu constrangimento... Prokofiev, músico renomado e reconhecido internacionalmente, parece representar o “antigo”. Sua debilidade física é evidenciada por tosses quase incessantes... Shostakovich representaria o que havia de “menos velho”, todavia suas atitudes deixam transparecer temor desmedido.
E não é para menos, pois o próprio Stalin chegou para o encontro. Poderia haver cenário de maior intimidação?


extraído de CCBB - 31/12/2018
Muitas doses de vodca tornam os discursos (contra o “formalismo e ocidentalismo”, e em defesa de uma “música mais identificada com o povo”) mais agressivos e aterrorizantes.
Os discos dos compositores são quebrados e pisoteados pelo anfitrião e pelo líder supremo. Isso à parte, assistimos a vários lances cômicos e marcados pela arrogância de Stalin e pela postura pedante e subserviente de Jdanov.
Ridiculamente os dois dirigentes tocam o piano em algumas oportunidades e dão a entender que podem ensinar algo aos dois gênios da música. Inclusive, em dado momento, Prokofiev e Shostakovich são levados a participarem de uma composição esdrúxula... Obviamente têm objeções, mas não as manifestam para não contrariar Stalin, o autor da obra nacionalista.

“Aula Magna com Stalin” destaca um velho Stalin que não consegue suportar o peso de tantas mortes impostas ao povo soviético... Ele sabe das atrocidades que cometeu e num último esforço talvez procurasse resgatar algo de grandioso para a nação através da música.
Tragédia “carregada de lances cômicos”, a peça nos deixa mensagem acerca dos perigos que todas as formas de pensamento e expressão (particularmente as artes) correm sob os regimes totalitaristas.

Do elenco:
Eduardo Semerjian, André Garolli, Carlos Palma e Luiz Damasceno.
Josef Stalin: Eduardo Semerjian.
Andrei Jdanov: Luiz Damasceno.
Sergei Prokofiev: Carlos Palma.
Dimitri Shostakovich: André Garolli.

“Aula Magna com Stalin” foi apresentada em diferentes teatros durante o ano que se encerrou ontem.
Pertinente, atual... Muito boa peça.

Indicação (16 anos)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas