segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

“Biblioteca à Noite” no Sesc Paulista – O universo das grandes bibliotecas do mundo em realidade virtual - Segunda Parte; as bibliotecas e a floresta

Talvez seja interessante retomar https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2019/01/biblioteca-noite-no-sesc-paulista-o.html antes de ler esta postagem:

Há a outra parte da exposição que é (mais) interativa. Por isso o monitor disse que o nosso tempo na primeira sala havia se esgotado e passou a explicar o uso dos óculos de realidade virtual e dos fones.
Neste ponto é importante saber que os ensaios de “A Biblioteca à Noite” não nos remetem apenas à aconchegante biblioteca de Manguel na França (onde ela não mais se encontra), mas também a outras significativas bibliotecas espalhadas pelo mundo e pelo imaginário de aficionados leitores.


Há mesas dispostas na última sala...
O ambiente é escuro e lembra uma floresta. Sobre cada uma das mesas estão dispostas as luminárias. Somos convidados a nos acomodar e nos dirigimos às mesas como se elas fossem as de uma biblioteca...
Há tanto a ser explorado (no sentido mesmo de investigação) numa floresta!
Mas não é o mesmo que ocorre numa biblioteca?
Até podemos dizer que ao nos recolhermos numa biblioteca, mergulhamos noutras realidades... Cada livro tem suas peculiaridades assim como ocorre com cada árvore da floresta.
Infelizmente a comparação entre uma e outra é válida também porque há muitos que as atacam, desprezam e pretendem vê-las “riscadas dos mapas”.


(...)

É na segunda parte da exposição que entendemos melhor o tipo de produção da Ex Machina nas realizações de Robert Lepage. Os equipamentos nos levam a visitar dez bibliotecas fantásticas...
São elas: Biblioteca da Abadia de Admont/Áustria; Templo de Hase-dera/Japão; Biblioteca Vasconcelos/México; Biblioteca real/Dinamarca; Biblioteca do Nautilus/Vinte Mil Léguas Submarinas; Biblioteca do Parlamento de Ottawa/Canadá; Biblioteca Nacional e Universitária/Bósnia e Herzegovina; Biblioteca Saint-Geneviève/França; Biblioteca de Alexandria/Egito; Biblioteca do Congresso/Estados Unidos.
Basta um click no escudo correspondente à instituição para acessarmos a cada um dos ambientes... Contemplamos as bibliotecas, suas estantes e a disposição de seus livros enquanto ouvimos a história de cada uma delas desde a produção textual de Manguel.
A sensação é incrível, principalmente para quem, como eu, nunca tivera acesso a experimentos desse tipo. Mas o que nos sensibiliza, sem dúvida, são as narrativas e as bibliotecas.
(...)
Há o plano de uma última postagem sobre a “A Biblioteca à Noite”.
A ideia é escrever sobre cada uma das “bibliotecas da floresta”. Gostaria principalmente de transmitir as sensações experimentadas durante a visita às dez citadas anteriormente.
Até lá.
Indicação (14 anos)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas