quarta-feira, 4 de outubro de 2017

“A Relíquia”, de Eça de Queiroz – da “Biblioteca Universal” – as “justas ambições” dos frequentadores do casarão; perguntado pelo Margaride, Teodorico só conseguiu pensar nos prazeres de Paris

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/10/a-reliquia-de-eca-de-queiroz-da.html antes de ler esta postagem:

Num domingo, durante o jantar no casarão, os amigos de Dona Patrocínio passaram a falar a respeito de certas paragens e do firme propósito e da ambição daqueles que decidem mudar radicalmente de ares.
Falavam sobre um condiscípulo do padre Casimiro, que decidira se transferir para a Sé de Lamego... O próprio Casimiro não achava razoável aquela mudança... Tudo por uma “mitra cravejada de pedras vãs!”, ele dizia.
Teodorico observava o velho religioso e imaginava que a “plenitude da vida eclesiástica”, para ele, devia ser aquele marasmo em Lisboa e as ocasiões de comilanças na casa de Dona Patrocínio... De fato, na sequência o padre Casimiro sentenciou que o arroz servido estava um primor... O que mais ele podia desejar? Um arroz daquele e amigos que o admiravam... Aquela era a sua “justa ambição”.
(...)
O tabelião José Justino também se pôs a falar a respeito de sua ambição: uma pequena quinta banhada pelo Minho, onde passaria a velhice em meio a roseiras e parreiras.
Dona Patrocínio observou que certamente o bom homem sentiria falta das missas na igreja velha de Nossa Senhora da Conceição... Acrescentou que quando nos acostumamos à mesma missa, “não há outra que console”. Fez essas considerações e admitiu que também ela sofreria se lhe fossem retiradas as missas de Santana, celebradas pelo padre Pinheiro.
Nesse momento, padre Pinheiro decidiu que também devia expor sua “justa ambição” e falou que esperava apenas que o trono papal se fortalecesse e se tornasse fecundo, como nos tempos de Leão X. Dona Patrocínio concordou e emendou que, pelo menos, os cristãos podiam ser mais generosos e caridosos com o papa... Para ela, era triste saber que o “vigariosinho de Cristo” vivia “numa masmorra, em farrapos, sobre palha”.
A dona da casa fez esse pronunciamento e na sequência bebeu de sua água morna e pôs-se a rezar a ave-maria em honra do papa e de sua saúde. O doutor Margaride disse que não acreditava que o papa vivesse em condições tão precárias e, segundo alguns conhecidos viajantes, era de se supor que o pontífice pudesse ter até uma carruagem... Sem dúvida, algo que podia lhe conferir certa comodidade.
(...)
Neste ponto da conversa, o padre Casimiro perguntou ao Margaride que tipo de ambição ele alimentava... Os demais comensais ficaram curiosos, então o doutor anunciou que, antes de falar, degustaria o belo guisado de língua.
Depois de se satisfazer, o magistrado sentenciou que muito agradeceria se se tornasse “par do reino”. Não desejava honra nem os privilégios da farda, apenas a graça de poder “defender o princípio sacro da autoridade”. Em nenhuma hipótese aceitava o ateísmo ou a anarquia. Sendo assim, se sentiria honrado se pudesse dar “uma cacheirada mortal” nos ateus e baderneiros que desrespeitam a Monarquia.
Todos concordaram que o cavalheiro fosse digno dos feitos que tinha por “essenciais à nação”. Ele gostou do que ouviu e na sequência quis saber dos desejos de Teodorico... Afinal, o que o jovem ambicionava na vida?
O rapaz sentiu as faces enrubescerem... No mesmo instante pensou em Paris, em suas festas e condessas parentes de papas... Festas regadas a champanhe e mulheres vistosas...
Evidentemente teve de respirar fundo e controlar-se, pois estava diante de Dona Patrocínio e de seus amigos carolas. Enfim disse que aspirava apenas poder continuar rezando “coroas” junto à tia, “com proveito e descanso”.
O doutor Margaride voltou à carga e disse que alguma “honesta cobiça” o rapaz devia nutrir... Teodorico encheu-se de coragem e respondeu que gostaria muito de “ver Paris”.
Leia: A Relíquia – Coleção “Biblioteca Universal”. Editora Três.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas