quinta-feira, 19 de outubro de 2017

“A Relíquia”, de Eça de Queiroz – da “Biblioteca Universal” – fim do estranho sonho; o diabo enaltece as “religiões da natureza” das ilhas gregas e lamenta o fato de a humanidade ter se tornado pálida e triste após o advento da religião do “Carpinteiro da Galileia”; Teodorico tenta sustentar que o mundo ainda seria palco de muitas devassidões; o pesadelo ao avistar a tia Patrocínio; despertando à vista da Palestina

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/10/a-reliquia-de-eca-de-queiroz-da_16.html antes de ler esta postagem:

O diabo havia dito que, em vez de ter passado com sua querida Maricocas, os dias de amor foram com Ísis... Sendo assim, valia a pena se iludir com a paixão que lhe apertava o coração? Seria aquilo um feitiço?
(...)
O sonho de Teodorico seguiu repugnante...
A aberração contou que, por ocasião das cheias em Menfis, inúmeras embarcações sagradas deslizavam sobre o Nilo... Ao longe podia-se ouvir o som de harpas, e os homens sentiam-se como que heróis nos dias de intenso calor. Os viventes entendiam que Osíris “montava Ísis”, e é por isso que ao longo do curso d’água acreditava-se que a “vaca divina” rugia.
O diabo também falou muito a respeito da Grécia e suas “religiões da natureza”. O mármore dava um aspecto luminoso às suas ilhas. As cidades eram magníficas.... Criaturas divinas se aproximavam dos navios para ouvir o que os humanos tinham a dizer sobre as terras distantes. Musas caminhavam cantavam pelos vales. O que mais dizer? Aquelas eram terras onde a beleza de Vênus triunfava!
(...)
Teodorico ouviu tudo... Ficou atento ao que podia ser considerada a apologia às manifestações pagãs da antiguidade. Por fim notou que a empolgação do demônio arrefeceu conforme este se pôs a falar a respeito das mudanças que se processaram desde o aparecimento do “Carpinteiro da Galileia”... Para ele, as pessoas se tornaram tristes e pálidas porque os rituais repletos de prazer e alegria foram sufocados.
E pensar que a cruz tornou-se o principal símbolo da nova fé... Os fiéis seguidores da religião que surgiu eram marcados pela mortificação. Desde então as rosas perdiam seu esplendor, e os beijos dos rituais de outrora desapareceram. Até mesmo as criações artísticas humanas tornaram-se menos belas por causa da religião que triunfou.
(...)
O sonho tomou um curso diferente... Os registros dão conta de que Teodorico sentiu que as palavras do demônio eram de tanto desânimo que ele mesmo achou que devia consolá-lo. E fez isso dizendo que o mundo ainda seria palco de muito orgulho e devassidões... Não faltaria prostituição e derramamento de sangue. O diabo sentia falta dos sacrifícios a Moloque? Pois podia esperar que muitas fogueiras ainda arderiam para queimar milhares de judeus.
O capeta admirou-se das considerações do português... De modo algum ele se importava com os outros... Todos passariam e ele permaneceria pelos séculos!
(...)
Foi de repente que Teodorico notou que o cenário havia mudado... Enquanto satanás tentava desenroscar seus chifres dos galhos de uma árvore, percebeu que estava no Campo de Santana!
Estavam sendo observados por alguém que gritou "Olha o Teodorico com o Porco-Sujo!"
Foi desagradável reconhecer que era a própria tia Patrocínio que o vigiava e já estava pronta para espancá-lo com seu “livro de missa”.

(...)

Foi dessa forma que o espantoso sonho terminou.
Teodorico acordou coberto de suor... Topsius estava na entrada da cabine e o animava a se levantar, pois a embarcação chegara à vista da Palestina.
Nos pensamentos do rapaz uma inquietação... Para ele, devia haver um sentido naquele sonho... Por que será que ele tomou conta de seu sono logo que se avizinhavam de Jerusalém? Por que caminhara lado a lado com o demônio? Por que será que sonhara com todos aqueles deuses falsos? E também com Jesus, o vencedor de todos?
Leia: A Relíquia – Coleção “Biblioteca Universal”. Editora Três.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas