Dados obtidos a partir da pesquisa sobre
cotidiano de alunos de 6º ano
(relacionamento; trabalho; diversão; vivência)
* Do local de nascimento: Quase a totalidade das crianças respondeu “São
Paulo”; apenas uma respondeu “outro estado” (Pernambuco); duas responderam
cidades vizinhas (Itapecerica e Sorocaba).
* Sobre o que pensam da
realidade (país, cidade, bairro): apenas uma se diz sem opinião;
a sujeira aparece como maior crítica, seguida de corrupção, bom/legal
e “precisa melhorar”; também são citados violência e falta
de segurança, poluição e falta d’água, vulgaridade
e falta de respeito, além do alto valor da
conta de luz.
* Dos relacionamentos: a maioria respondeu que as
pessoas do convívio são os pais, irmãos e parentes próximos; amigos de escola e
amigos de rua são citados na mesma quantidade de vezes que os parentes
próximos; menos citados são professores e vizinhos.
* Dos cuidados com irmãos mais novos ou parentes mais velhos: em torno
de 60% das crianças cuidam de irmãos e sobrinhos ou de avós. Desse universo,
cerca de 40% cuidam dos parentes mais velhos.
* Das responsabilidades atribuídas pela família:
aproximadamente 75% disseram que têm alguma atribuição; as demais afirmaram que
não têm nenhuma responsabilidade: limpar a casa (incluindo fazer comida, lavar
a louça e arrumar a cama) é apontado por mais de 80%; duas respostas apontam
que as crianças ajudam os pais em seu comércio; uma criança respondeu que tem
de cuidar dos mais novos.
* Todos assistem à televisão. Filmes e novelas são os programas mais
citados; desenhos, séries e jornais aparecem na sequência; futebol, canais
específicos (SBT, Record, Globo, Cultura), programas de humor e de auditório
também são lembrados.
* Sobre games: mais ou menos metade do grupo respondeu que brinca com
videogame; Essa é mais ou menos a percentagem dos que admitem possuir equipamento
(alguns se divertem com computadores, tablets e celulares); em relação à
frequência, notamos três respostas que se repetem – pouco/de vez em quando,
diariamente, duas vezes por semana; os jogos mais utilizados são os de
carro/corrida e futebol; são citados ao menos uma vez – jogos de
menina/cozinhar, tiro/luta aventura, monstro, sangue, ação, “construir”, dança,
mistério, dia-a-dia, versus, personagens, piano; nomes de games também são
citados (god of war; the last of us; resident evil 4; Xbox...).
* Sobre aparelho celular: pouco mais da metade possui um aparelho; sobre
com que frequência utilizam, as respostas são diversas – todos os dias
(maioria), “pouco”. “média”, toda hora, a cada uma hora e meia, muito e seis
horas por dia.
* Sobre o uso que fazem do celular: acessar redes sociais (a maioria); a
segunda “modalidade de utilização” é como telefone; a terceira é “assistir
vídeos” seguido de “ouvir músicas” e “jogar”. Outras respostas: “em casa”;
“para pesquisa”; “tirar fotos” e “baixar aplicativos”. Também afirmaram que
usam o celular para “obter informações” e “para tudo”.
* Sobre a casa onde moram
as respostas são variadas. As crianças sintetizam que: (nesta ordem) é grande;
é pequena; é bonita. Também aparecem (uma única vez) as seguintes respostas:
tem dois andares; é legal; tem dois cômodos; é simples; é normal; é pobre; eu
gosto, pois me sinto seguro nela; é maravilhosa; tem cinco cômodos; é decorada
e limpa.
Sobre o que não gostam em
suas casas. As crianças responderam (maioria) que “não têm do que reclamar”.
Outras respostas mais registradas (nesta ordem): é pequena; não gosta de nada
na casa. Também aparecem essas avaliações: quintal pequeno; tem baratas;
cozinha pequena; muito barulho; o lugar é ruim; há um quarto para toda a
família.
* Das refeições: a
maioria considera que faz boas refeições durante o dia; respostas que mais
aparecem: “arroz, feijão, carne, salada”; “verduras, legumes; “balanceada”.
* Sobre a “formação escolar”: poucos (cinco) não responderam; os demais
afirmaram que frequentaram a Educação Infantil.
A respeito do que
“aprenderam até hoje graças à escola” responderam: leitura, escrita e conteúdos
diversos (a maioria). Outras respostas: “regras de boa educação”; “saber
cozinhar e lavar a roupa”.
* Sobre as atitudes e comportamentos que indicam que
são meninos/as: apenas um questionário ficou sem resposta.
As respostas que mais se repetiram foram de meninas (Brincar de boneca;
usar batom; arrumar o cabelo).
Outras respostas de meninas: faço ginástica; sou mais
comportada; minha vestimenta; falar de menino; jeito de falar e atitude; ter
cólica; sou vaidosa; tiro fotos; gosto da cor de rosa; cruzo as pernas; “me
arrumo bem”; minhas coisas são de menina.
Respostas de meninos:
fico na rua; brinco de luta; gosto de séries e jogos; jogo futebol; não uso
maquiagem; brinco de carrinhos; jogo bola e luto de espada.
Um abraço,
Prof.Gilberto