sexta-feira, 18 de setembro de 2015

“Estado de Sítio”, de Albert Camus – primeiro ato – mulheres narraram horrores a respeito da morte do comediante; Vitória procura por Diogo; a feiticeira vende suas ervas e vaticina que o vento derrotará a epidemia; mais dois caem vitimados; o horror se instala e a peste avança em meio aos pobres; os administradores fazem sua avaliação; o padre inicia um ritual de expiação dos pecados

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2015/09/estado-de-sitio-de-albert-camus_16.html antes de ler esta postagem:

O reaparecimento do cometa causou grande transtorno... Evidentemente o Governador ficou em situação bem desagradável, sobretudo porque fez a apologia da “imutabilidade”... A gente do povo ficou desnorteada porque já estava engajada em sua miserável rotina sem se importar com “perturbações celestes”.
A “revisita” do cometa foi ainda mais traumática porque deixou o seu rastro de morte... Como os pessimistas já previam, ele trouxe consigo a peste... Um dos comediantes acabou tombando, e o tumulto tornou-se generalizado.
O padre convocou todos ao arrependimento. Nem todos o seguiram para o interior da igreja, já que grande número permaneceu a olhar perdidamente para os lados enquanto o sino dos mortos badalava.
(...)
A certa distância do aglomerado, o astrólogo manifestou que ocorrera uma “conjunção maligna de planetas hostis”... O resultado seria a “seca, fome e peste para todos”.
(...)
Um grupo de mulheres percorreu a cena com seus lamentos... Falaram sobre o morto e a desgraça que se abateu sobre Cádiz... Uma delas disse que o jovem artista morto tinha um bicho preso à garganta e que seu sangue era sugado com a violência de um sifão... Outra discordou e garantiu que era uma grande aranha negra que estava grudada no morto... Falaram também que podia ser um lagarto verde ou um homúnculo.
No meio da falação perguntaram por Diogo... Disseram também que tanta gente morreria que não haveria vivos para enterrá-los... Alguém sugeriu que a saída seria partir de uma vez...
(...)
Também Vitória estava por ali... Sua voz se destacou das demais... Obviamente ela queria saber do amado Diogo.
Enquanto essa agitação ocorria, o céu foi se tornando repleto de signos... O zumbido ficou ainda mais alto... O horror foi estampado no rosto de todos. Um tipo apavorado retirou-se gritando que em quarenta dias ocorreria o fim do mundo...
As palavras do homem serviram para instalar o pânico generalizado... As pessoas se movimentaram rapidamente em círculos e repetiam suas palavras escatológicas... Guardas entraram em cena para conter aquele que iniciou a confusão.
Uma feiticeira vendia suas ervas e raízes (melissa, menta, salva, rosmaninho, tomilho, açafrão, casca de limão, pasta de amêndoas...) ao mesmo tempo em que adivinhava o que se sucederia a todos. A mulher falava e um vento frio se levantava... O sol era do entardecer e ela garantiu que o vento venceria o flagelo.
O ruído tornou-se ainda mais insuportável... Ocorreram batidas fortes ao mesmo tempo em que dois homens caíram aos pés da feiticeira... Todos se ajoelharam e depois começaram a se afastar vagarosamente para fora do palco.
A multidão notou que os tinham manchas nos pescoços e virilhas... Eles se contorceram até a morte.
Também lentamente o ambiente escureceu até tornar-se breu total.
(...)
Na sequência temos eventos em três ambientes: igreja, palácio e casa do juiz... Esses locais são os únicos com iluminação.
(...)
No palácio, um dos alcaides se dirigiu ao Governador relatando sobre o avanço rápido da epidemia. Eles não podiam ter noção exata do quanto os quarteirões estavam contaminados... Era certo que não podiam divulgar a verdade ao povo... Havia uma vantagem que deviam reconhecer: a peste estava atacando as áreas superlotadas de pobres... Os demais participantes da reunião aprovaram aquelas palavras.
Na igreja, o cura ordenou que todos se confessassem em público... Deviam revelar o pior que já ousaram fazer ou planejaram na vida. Essa era condição para que o veneno dos pecados não os sufocasse e os conduzisse ao inferno... Todos ali não eram mais do que “malditos” e deviam “abrir seus corações”.
O próprio padre deu início aos relatos pecaminosos dizendo que seu único pecado foi faltar à caridade...
Na sequência outras confissões ocorreram, porém o público que assiste a Estado de Sítio acompanha as mímicas e tira suas conclusões.
Leia: Estado de Sítio. Editora Abril.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas