Os recém-chegados explicaram que a expedição os encontrou a uns trinta quilômetros dali... Logo que os soldados chegaram já encontraram Passepartout e os outros dois passageiros em luta contra os inimigos sioux.
O francês havia nocauteado três deles... A situação era das mais complicadas e o socorro trazido por Fogg foi mesmo providencial.
(...)
Houve
congraçamento... Todos se alegraram com o resultado satisfatório da
expedição... Fogg pagou o que prometera aos homens... Passepartout pensou que suas
trapalhadas estavam representando um alto custo ao patrão...
Fix a tudo observou sem saber o que pensar da situação.
Aouda
correu na direção de Fogg... Sem dizer qualquer palavra, tomou-lhe as mãos e as
apertou.
Passepartout pensava
no trem... Esperava que pudessem partir para Omaha logo que chegassem.
Acreditava que recuperariam o tempo perdido e por isso começou a perguntar a
respeito da composição.
Fix
respondeu que o trem havia partido. Fogg quis saber quando o próximo trem
passaria e o policial disse que seria “mais tarde”.
Fogg não esboçou nenhuma
reação que indicasse qualquer frustração.
(...)
O ataque sioux e o
resgate dos passageiros capturados pelos índios foram situações que
atrapalharam o projeto de Phileas Fogg. A viagem estava atrasada em vinte horas!
Passepartout não
conseguia se conformar por ter sido a causa de todo transtorno que prejudicava
o seu patrão.
Fix aproximou-se de
Fogg e perguntou se ele ainda estava interessado em alcançar Nova York no dia
11, antes que o navio para Liverpool partisse. Evidentemente a resposta foi afirmativa.
O policial teceu argumentos a respeito do ataque dos índios... Aquilo
foi uma fatalidade que interrompeu a viagem! Se o assalto não tivesse ocorrido,
Fogg teria chegado a Nova York doze horas antes da partida do navio...
Fix acrescentou que ainda havia a possibilidade de recuperar parte do
tempo perdido, e na sequência perguntou se ele estava disposto a seguir a
viagem de trenó.
(...)
Fix estava se referindo a um trenó a vela...
O equipamento lhe
fora oferecido pelo homem que o contatara na noite anterior.
O caso é que Fix conversou com o americano e sugeriu que ele voltasse
durante o dia em condições de apresentar o equipamento ao maior interessado.
(...)
Fogg
ouviu o que lhe foi dito, mas não deu nenhuma resposta.
Aconteceu que o dono
do trenó fez exatamente como Fix havia lhe sugerido e, de fato, Fogg não
demorou a se aproximar para tratar com ele.
Os dois se dirigiram para um barracão nas proximidades do forte. Naquele
local estava a armação constituída por duas vigas. Na parte da frente elas eram
ligeiramente levantadas e lembravam “esquis de um trenó”. Fogg notou que o
equipamento podia transportar quatro ou cinco pessoas.
Também
na dianteira havia um mastro fixado por cabos metálicos. Dele pendia uma grande
vela... Velas auxiliares podiam ser acionadas por acessórios determinados. Na
parte traseira havia o “leme-ginga”, que possibilitava a dirigibilidade.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/08/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_6.html
Leia: A
Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto